segunda-feira, dezembro 21, 2009

Política de Inverno


Dois fundadores do PS, Eurico de Melo e Fernando Ribeiro da Silva, assinam no Público de hoje uma "injunção" aos membros do PSD para que regressem aos valores que tornaram o Partido grandioso no passado, nomeadamente e cito "a predominância do idealismo do servir sobre a voracidade do protagonismo individual ou de grupos, que a nada conduz, como os últimos tempos têm dolorosamente confirmado."

Também Marcelo Rebelo de Sousa, noutro registo, não concorda com a proposta santanista de um Congresso antes das eleições para a liderança do PSD, por considerar que seria um Congresso de ajuste de contas, prejudicial ao Partido e um verdadeiro presente para José Sócrates...

O PSD está mesmo em crise... Em certa medida , e mal comparado,  lembra o Sporting desta época, com mais chefes que indios e muita ansiedade à mistura do desejo legítimo de continuar a ser um dos candidatos crónicos a governar este Portugal.

Não vai muito melhor o PS, neste afã algo estranho de antagonismo face ao PR. E, bem vistas as coisas, ninguém sabe (nem talvez mesmo ele, o querido Líder) se é intenção do Governo obrigar a que o façam cair por deterioração de condições de governabilidade, ou se confia na manutenção deste status quo meio podre.

Nunca se viu, como neste final de Outono e início de Inverno, tanto silêncio (quase ensurdecedor) dos outros Partidos: PCP, CDS e BE,  parece que - tal como os velhos abutres dos livros do Lucky Luke - espreitam pendurados na trave do saloon, à espera de saber qual o resultado do duelo na rua principal da cidade. Qual cidade? Bem poderia ser a "Toon Town" do sempre admirável "Quem tramou Roger Rabbit?"...

E o Sr PR , quem ousará dele vislumbrar os anseios e desejos reais? Porventura sua Magestade a Rainha de Inglaterra confessa aos meros mortais as suas preocupações (fundadas e legítimas)  perante a queda da Libra e o avanço do Desemprego? Obviamente que não... Então porque o faria Ele?

 É de esperar pelos Sermões (digo, Discursos) deste Natal e Ano Novo para que se consiga desbravar a floresta virgem do pensamento dos Reais Senhores Sócrates e Cavaco. Isto, está claro, se tivermos a boa fortuna desses elevados pensamentos tranformados em palavras serem inteligíveis pelos leais súbditos, o que nem sempre acontece.

E o País? Qual? Este nosso Portugal? Pois bem, está mal e recomenda-se...

Ah, já me esquecia, a Senhora Dona ( e é dona mesmo de muita coisa) Isabel dos Santos anunciou a intenção de compra de 10% da ZON, estando assim a caminho de concretiizar a Santa Trindade da hegemonia económica moderna aqui no rectângulo: Banca (BPI, etc...) ; Energia (GALP; etc...) e MCS (O Sol, e agora a ZON).

O dinheiro não tem cheiro nem Pátria, dizem...

Isso é bem verdade, mas mesmo assim ainda há quem o prefira a cheirar a peixe, do trabalho honrado na Praça da Ribeira, do que com estes neutros odores e sabores.

E pronto, estão os dados lançados para um 2010 cheio de "propriedades" para alguns e de contrariedades para os outros. O que esperavam? Em que é que este ano que se aproxima seria diferente dos demais?

Nota: A gravura do velhinho Durer sobre o Livro das Revelações e os Cavaleiros do Apocalipse NÃO está aqui por acaso...

Nenhum comentário: