segunda-feira, dezembro 07, 2009

Para levar para casa - Sabores Calientes...


















É uma das vicissitudes da vida actual estarem a proliferar as casinhas que fornecem comida feita, para que o casal trabalhador ou o "desquitado" em solidão se possam alimentar como deve ser naqueles dias em que "não há já pachorra" para nada, nem para mexer nos tachos nem para engolir a proverbial tosta mista em frente à TV.

Foram provavelmente os assadores de frangos - as churrasqueiras - que mais cedo iniciaram esta tendência. Conheço alguns destes "bandeirantes" iniciadores da actividade, muitos deles obscenamente ricos por venderem frango para fora a 12 euros a unidade, quando pagam pelo mesmo aí uns 50 cêntimos...

Mas também começaram a aparecer muito bons locais de comida feita, até por encomenda, fruto da exigência dos consumidores mais esclarecidos - e que receiam com alguma razão os nitrofuranos e outras coisas que por aí nos observam do cimo dos imponentes grelhadores de carvão...

Em Cascais é já um segredo bem conhecido o Take-Away da Santa Casa da Misericórdia, onde as "tias e os tios" se abastecem regularmente, com muita qualidade, de facto, mas a preços um pouco exagerados para o ramo ( é Cascais...)
Abriu agora, há muito pouco tempo em Lisboa, ali perto da Pontinha uma outra casa do género que merece encómios e de que vos vou aqui falar:

Sabores Calientes
Rua José Farinha 38-38E Loja C - R\C
Carnide - Lisboa
Telefone - 217158476

http://www.saborescalientes.com.pt/

Neste local um pouco escondido (já indico como se pode lá chegar) não só existem os "pratos do dia" como também os clientes podem solicitar a preparação de qualquer outro prato, como aconteceu recentemente com os casos de “pato confitado em vinho do Porto” e “Leitão assado à moda de Negrais”. Uma boa notícia é que, para o Natal, está disponível no site acima indicado a seguinte informação de iguarias disponíveis para encomendar (e já com preços!):

Noite Branca (Vichyssoise quente)

Gratinado de Bacalhau com Queijo da Serra (Puré de Grão, Grêlos, Bacalhau, Broa e Queijo da Serra)

Perú Recheado (frutos secos, enchidos, azeitona, miúdos)

Supremos de Frango à São Nicolau (Espinafres, Farinheira)

Natinha do menino Jesus

Sonhos, Coscorões e Rabanadas

O casal de proprietários "sabe da poda"...

Eduarda é Mestra de cozinha na Escola de Hotelaria da Pontinha e Paulo Mendonça, de momento a trabalhar como consultor na área da Restauração, é filho do grande Mendonça que "fez" o Beira Mar e o Monte Mar em Cascais, tendo aprendido tudo o que sabe com o Mestre-Pai na cozinha dessas casas memoráveis. E à custa de muita descompostura (digo eu porque as fui presenciando...)

Recomendo plenamente, até pela razoabilidade dos preços praticados. E não se esqueçam de provar os "pastéis de massa tenra"... São soberbos! Quando os há, está claro, porque se esgotam com uma rapidez incrível.

Como lá chegar: Quem vem do Colombo ou do Hospital dos Lusiadas, vindo pela av Lusíada, deve virar á direita e tomar a Av. Marechal Teixeira Rebelo, em direcção a Carnide. Na Rotunda que encontrar depois do metro de Carnide volta para baixo na mesma Avenida (portanto agora em direcção a Benfica) e entra à direita na primeira rua logo depois de deixar também à sua direita, a velha estrada da Correia, indo dar a uma praceta. Depois de uns 100 metros, sempre a direito, dará com a Sabores Calientes aninhada na Rua José Farinha, por baixo de umas arcadas de um prédio do condomínio ali existente.

Quem vem do eixo Norte-Sul deve tomar a saída de Telheiras, virar á esquerda e enfiar pela Av. Cidade de Praga e Av. Marechal Teixeira Rebelo até chegar à Estrada da Correia e depois tudo igual.

Nenhum comentário: