quinta-feira, novembro 26, 2009

Dar Graças a Deus: O Thanksgiving Day





















Nos USA celebra-se hoje o famoso dia de "Thanksgiving" , o dia de dar Graças a Deus pelos resultados das colheitas do ano, importante acontecimento naqueles tempos remotos de 1620 onde esta tradição terá começado lá para os lados da Nova Inglaterra e quando uma boa colheita podia fazer a diferença entre a Fome e a Abundância...

O Congresso declarou este dia Feriado Nacional e marcou-o definitivamente para a "quarta Quinta Feira de Novembro", depois de um período em que muitos dos Estados o festejavam em datas distintas.

Em Portugal não existe esta tradição, embora os nossos antepassados Celtas celebrassem as colheitas no 1 de Agosto, com a festa dedicada ao deus guerreiro Lugh: Lughnasadh ou Lammas - Festa da Colheita

Lughnasadh era tipicamente uma festa agrícola, onde se agradecia pela primeira colheita do ano. Lugh é o Deus Sol.
Na Cultura Celta, ele é o maior dos guerreiros, que derrotou os Gigantes que
exigiam sacrifícios humanos ao povo. A tradição pede que sejam feitos bonecos com espigas de milho ou ramos de trigo representando os Deuses, chamados Senhor e Senhora do Milho.
Nessa data deve-se agradecer tudo o que colhemos durante o ano, sejam coisas boas ou más, pois até mesmo os problemas são veículos para a nossa evolução.
O outro nome do Sabbat é Lammas, que significa "A Massa de Lugh". Isso se deve ao costume de se colher os primeiros grãos e fazer um pão que era dividido entre todos. .
O primeiro gole de vinho e o primeiro pedaço de pão devem ser jogados dentro do Caldeirão, para serem queimados juntamente com papéis, onde serão escritos os agradecimentos, e grãos de cereais. O boneco representando o Deus do milho também é queimado, para nos lembrar de que devemos nos livrar de tudo o que é antigo e desgastado para que possamos colher uma nova vida.
De: A Roda do Ano Celta

Segundo parece essas fogueiras onde se queimavam as efígies do Deus do Milho teriam sido ateadas em tempos primordiais para executar sacrifícios humanos, onde um Homem tomaria o lugar da divindade sacrificada.... nada que os ibéricos não repetissem mais tarde, noutro enquadramento, quando inventaram a "Santa Inquisição" ...

Mas voltando ao perú, isto é, ao Thanksgiving day, devo dizer que passei um destes dias Feriados nos USA quando estava em Washington para uma Exposição Mundial de Filatelia, seguramente há mais de 15 anos.
As lembranças que tenho do acontecimento são muito semelhantes ao espírito de Natal aqui na Europa, com as famílias a reunirem-se à volta da mesa para uma refeição comunitária meio gargantuesca, onde o Perú pode ser rei, mas onde existem muito mais pratos e abundam os condimentos, como as batatas assadas em folha de alumínio, os inhames, o puré de batata, a batata doce, as tartes de abóbora, etc, etc...

O Perú tal como o comi nesse dia no Hotel onde estava, é recheado com castanhas ou avelâs.
As doses são gigantescas (ou foram nesse dia especial) e mesmo um mandibulador nato como eu não conseguiu passar de menos de metade do conteúdo das travessas do extraordinariamente bem fornecido Buffet de Thanksgiving day.

O que se bebe? Embora possam não me acreditar direi que bebi...Beaujolais Nouveau... E Cidra de Maçã, está claro!

Bom Feriado aos amigos Americanos!

Nenhum comentário: