domingo, setembro 14, 2008

Reunião de Quadros 2


Num formato que começa já um pouco a cansar - mas quais as alternativas??!! - fez-se mais uma reunião de Quadros CTT onde os participantes foram convocados atendendo (segundo penso e me foi dito) à respectiva posição na estrutura: dos CTT empresa Mãe as 1as e 2as Linhas dependentes do Conselho de Administração, e quadros de nível semelhante das Participadas. Mais de 200 Pessoas.

O Formato é o habitual: 5 comunicações top down dos membros do CA, com o Presidente à frente, e onde foi dada a possibilidade do contraditório aos Presentes no local e seguiu-se o trabalho de Grupos sobre 5 temas fundamentais - desde o Mercado e os Clientes até à manutenção da Liderança nos negócios tradicionais, desenvolvimento de novos negócios e à sustentabilidade neste Mundo ainda pouco ecológico.

Seguiu-se uma fase de apresentação e condensação dos trabalhos dos grupos e encerrou a Reunião uma Mensagem final do Presidente.

Pontos fortes : A mensagem de entrada do Presidente que existe em suporte escrito e será divulgada internamente. Peço desculpa de não a transferir para aqui mas parece-me que ultrapassará a competência deste Blog a transcrição de documentação interna dos CTT. A organização do Encontro, quer em timings das tarefas e supervisão do andamento dos trabalhos (esta a cargo do Vitor Sevilhano e sua Equipa) , quer em logística de "pontos mortos", catering, etc... (de louvar aqui os nossos Colegas da COM). Sobretudo o companheirismo e a troca de pontos de vista entre Colegas afastados uns dos outros há demasiado tempo. O reforço do espírito de Equipa.

Pontos Fracos - Os resultados do contraditório sobre as mensagens dos Administradores. O Formato deste tipo de encontros. Mas como inovar ? Somos muitos e formatos que requeiram a participação de todos estão mesmo no limite da eficácia com 200 pessoas... São muito mais eficientes com 50 ou 60 pessoas divididas em 8 grupos de 6 ou 7 do que com 200 pessoas divididas em 25 grupos de 8...

É claro que se fosse uma Convenção Postal para 1200 quadros, como já fizémos em 2001 (se não me engano, na antiga FIL) o Formato seria exclusivamente Top-Down, com mensagens dos ADM's e com uma ou duas intervenções de peritos conhecidos, Governador do banco de Portugal, Ministro da Economia, qualquer coisa por aí...

Ideias salientes das Intervenções e do trabalhos dos Grupos: Na prática não se inovou muito aqui - nem se calhar era esse o objectivo no âmbito de um "think-thank" que durou apenas 4 ou 5 horas de reflexão

Ficaram na memória as preocupações com a Liberalização em 2011 e com a definição da melhor estratégia CTT para essa altura.

Falou-se em que seria muito melhor retirar do Serviço Universal o Correio Normal (a nossa "vaca leiteira" em termos de receita) , de forma a que os CTT pudessem competir nesse segmento com os Operadores concorrentes sem se preocuparem com as obrigações legais decorrentes do SU (com relevo para a distribuição com cobertura nacional obrigatória). Embora todos compreendamos as razões desta proposta - que permitia só distribuir nos locais onde a Operação fosse lucrativa - parece pouco viável limitar o SU ao correio azul, sobretudo do ponto de vista da política interna e tendo em vista as reacções das populações locais.

Também se reafirmou a necessidade urgente de melhores sistemas de informação integrados para todas as empresas do Grupo, sobretudo no que diz respeito à gestão de Clientes, de forma a que se pudesse saber centralmente todos os dados de uma mesma entidade Cliente em relação a todos os seus interfaces com o grupo CTT, desde o Correio Urgente às encomendas , passando pelas necessidades de Arquivo elecrónico, correspondências, letter shop e finishing etc, etc...

É uma ambição antiga que passaria pela reunificação de todos os sistemas de CRM existentes no Grupo.



Nenhum comentário: