quarta-feira, setembro 10, 2008

Comentários ao Plano de 2009


No local do costume podem os nossos leitores ler os comentários - que muito agradeço - feitos por atentos especialistas àcerca do plano de 2009.

De facto pode parecer que existem emissões aqui "revisitadas" e são dados exemplos dos Frutos da Madeira, do Cavalo Lusitano e do palácio de Belém.
O caso das Regiões Autónomas é "bicudo" porque ao fim de tantos anos a fazer selos de Temática Regional - e ainda por cima com base nas propostas locais - é complicado inovar.

Cavalo Lusitano - Houve uma Emissão antiga com desenho lindíssimo de Mestre Luis Filipe de Abreu dedicada às Raças de Cavalos Portugueses, onde entrava o Sorraia, o Lusitano, o Garrano e o Alter (enfim, é outro Lusitano...) mas nunca se fez uma Emissão dedicada apenas ao "Lusitano"...

Palácio de Belém : o que pretendemos explorar nesta emissão (que irá depois "alimentar" um Livro temático) não é o exterior do Palácio que já foi ilustrado antigamente, mas sim as peças de colecção do seu interior , o património monumental e artístico do Palácio que tem objectos espectaculares entre ofertas de governantes estrangeiros e património nacional.

Um reparo muito pertinente é o que relaciona as Emissões com os Livros... De facto as ideias para os Livros aparecem independetemente das Emissões dos selos, e depois há necessidade de criar selos que os alimentem.
Porquê? - perguntarão os leitores...

Há aqui uma história engraçada que eu estava a guardar para as minhas memórias mas que transcrevo com gosto e que não teve a ver com pressupostos de MKT no seu início: Quando em 1985 lançámos o 1º Livro temático - o do Azulejo - a Associação (ao tempo) Nacional dos Editores e Livreiros assustou-se com o facto dos CTT entrarem no seu negócio - com medo das mais de mil estações - e pediu uma reunião com o Presidente dos Correios. No decorrer dessa reunião chegou-se a um "gentleman's agreement" no âmbito do qual os CTT se comprometiam a não editar livros sem selos dentro para "proteger" o mercado dos comerciantes do ramo. Hoje tudo mudou ...
Mas o que é certo é que os Livros com selos e sem possibilidade de Reedição constituem a nossa Imagem de Marca e por aí continuaremos, não obstante haver muitos Clientes com vontade de que fizéssemos reedições dos títulos hoje completamente esgotados.


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