quarta-feira, janeiro 24, 2007

Uma Receita de Perú


Um pouco fora de época, como diz o Autor - Paulo Mendonça - mas mesmo assim vale a pena ler e tentar executar.

Não será muito fácil para principiantes e preparem-se para uma boa manhã de trabalho se quiserem..Jantar. A tarde seria reservada ao forno.


Caro Raúl

Sei que vem um pouco a destempo mas pode-se sempre guardar para data oportuna, a receita do Perú.


BANHO DO PERU - Peru (3,5 kg) 1Laranja 1Limão 1Sal q.b.


RECHEIO PARA O PAPO (peito) - Carne de porco 250 g Carne de vaca 250 g Cebola 1 Toucinho entremeado 100 g Chouriço de carne 120 g Azeitonas pretas 50 g Salsa picada 1 colher sopa Miolo de pão 1 Manteiga 2 colheres de sopa Raspa de vidrado de limão 1 Sal q.b. Pimenta q.b.


RECHEIO PARA O CORPO (barriga) - Batatas 4 Miúdos do peru q.b. Manteiga 2 colheres sopa Gemas 2 Cebola média 1 Azeitonas pretas 50 g Salsa picada 1 colher sopa Sal q.b. Pimenta q.b. Noz moscada q.b.


MÉTODO DE EXECUÇÃO- De véspera ponha o peru de molho em água, sal, rodelas de laranja e limão.


RECHEIO PARA O PAPO- Pique a carne de vaca, porco, toucinho e chouriço;- Junte-lhe o pão amolecido em água, as azeitonas picadas, a salsa e a cebola picada e puxe em manteiga;- Tempere com sal, pimenta ee raspa de limão.


RECHEIO PAR O CORPO- Coza as batatas com pele, pele-as e passe-as pelo passe-vite;- Junte-lhe uma colher de manteiga e as gemas;- Faça um puxado com manteiga e cebola picada;- Junte os miúdos picados e envolva a batata, junte também a salsa picada, as azeitonas picadas e tempere de sal, pimenta e noz moscada;- Recheie o peru e cosa ambas as aberturas com linha grossa.


PASTA PARA BARRAR O PERU - Banha 1 colher sopa Vinho branco 2 dl Toucinho 125 g Linguiça ou chouriço 150 g Colorau 1 colher sopa Pimenta q.b. Sal q.b.-

Barre o peru com a pasta feita com banha, toucinho, chouriço ou linguiça, colorau, sal e pimenta;-


ASSADURA - Leve a assar em forno médio, regue-o por diversas vezes com vinho branco e depois com o molho do assado;- Mal o peru esteja louro, retire-o do forno para apanhar ar e constipar;- Introduza-o novamente para acabar de cozer;


- Sirva com uma salada verde.

Nenhum comentário: