quinta-feira, janeiro 18, 2007

Feira do Fumeiro do Barroso



Montalegre prepara-se para receber, entre 18 e 21 de Janeiro, a 16.ª Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso, na qual os organizadores esperam que sejam vendidas mais de 80 toneladas de produtos e que o volume de negócios atinja um milhão e 500 mil euros.

Organizada, como sempre, pela Câmara Municipal da vila e pela Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, a feira decorrerá no novo pavilhão Multiusos.

Com a devida vénia transcreve-se um "poema" dos adiantados alunos de Coimbra (alguns com 16 anos de curso, e mais) sobre esta efeméride.

Espero que o Autor-Poeta o célebre "Guiça" de Chaves, não esteja a cursar Língua e Literatura Portuguesa lá em Coimbra... De todas as formas a sua actividade é sobretudo reconhecida como o Grande animador do Grupo de Serenatas da Faculdade da Motricidade Humana, o que não só desculpa muita coisa como até explicará outras...

Aqui vai:

"Assentamos arraiais, E bebemos ainda mais! Passamos o pão na alheira. Ai meu Deus! que bem que cheira!

E o Hilário, qual cigano, Diz assim cheio de engano:-Traz para cá mais txouriça!-Hoje quem paga é o Guiça!

Sentados num banco de pau O do copo não tá nada mau. Tanta gente! Donde são? São do Minho! De onde se não?

Os caloiros, hoje não bebem! Estão cá para conduzir,Já beberam ontem demais Porque o primeiro milho vai sempre para os nossos pardais…"


E esta ? Toma lá que já almoçaste (tchouriça!)

Nenhum comentário: