quinta-feira, janeiro 11, 2007

Comentário - O Ensino superior

O nosso "Zé" Comenta:

Este estudo é a imagem do que se tem passado um pouco transversalmente,nos últimos anos,ou já virá do passado? na Sociedade Portuguesa,(será um problema cultural?) nomeadamente no sector Público,Empresas Públicas incluídas, na Gestão das pessoas e das suas Expectativas( criam-se expectativas sem fundamento.. será da sociedade do conhecimento, da globalização, do marketing, do consumismo, dos problemas energéticos, do efeito estufa,do karaoke ?.....

Quando há bem pouco tempo não se sabia quantos funcionários públicos havia? (saber-se-á já?)

Propala-se a necessidade de Visão, Planeamento (Estratégico;operacional....seremos genéticamente desprogramados?)

Ideias,estudos,planos,análises, diagnósticos, publicidade e promessas são mais que muitas...só que quando se cai na realidade é um ver se te avias...é cada vez mais do mesmo....será que o ditado atrás de mim virá quem de mim bom fará....ou a história repetir-sé-á indefinidamente?

Será uma fatalidade Portuguesa? Pouco rigor ou quase nenhum, meritocracia (para os amigos não, é só para dar ares, faz de conta) apregoada.

Gestão por objectivos - já é velha e tem barbas - como é possivel realizar-se seja o que for, sem definiçao de objectivos? Serão o clientelismo ou cunha que vão funcionando?( é evidente que está lá muita gente por mérito,mas é só para enganar, era só o que faltava?ora essa?...para a mentira ser verdade e atingir profundiadade é preciso que traga à mistura qualquer coisa de verdade...Aleixo)

Como exemplo, ( o blog é correio-mor) se analisarmos com rigor e imparcialidade a Gestão que no caso da Empresa CTT se tem efectuado nos tempos recentes, na Gestão das Pessoas( Quadros e não quadros-criação de excessos/dependurados e recrutamentos...) articulada com a necessidade de modernização e ajustamento da Capacidade Instalada,Modelo de Gestão( entrada de Capitais Privados) e Abertura de Mercado/ Liberalização e a evolução previsível do Negócio, temos um exemplo Paradigmático da arte de Planear, Gerir Capacidades( Capacidade Instalada,Competências Técnicas,Pessoais e Relacionais...) e Expectativas.

Será?.....Não quero acreditar, mas a realidade é bem diferente do PUBLICITADO. Há que arrepiar caminho e não sei se ainda se irá a tempo. Credibilidade Precisa-se!

Há só há uma forma de o fazer... RESPONSABILIZAR e Clareza de Processos....Branquear só roupa...AH! Estou a lembrar-me dos imbróglios que o dossier do combate à corrupção tem dado...é um dossier que queima e como tal há que FAZER DE CONTA...Será?

A Fatalidade e o Fado são bem expressões portuguesas e esperamos que sejam mais do Passado que do Presente, mas é verdade que as Coisas mudam muito lentamente... Tão lentamente que deseperamos de tanto esperar...



Nenhum comentário: