terça-feira, junho 14, 2016

Só dá "bola"...


Resultado de imagem para Selecção, portuguesa

As minhas santas estão desoladas. A TV "só dá bola"!

Mesmo o canal preferido (CMTV), onde todos os dias viam com sofreguidão o rol das mortes e assassinatos (concluídos, pensados ou imaginados), se dedica nesta altura do mês a dar directos de França e do campeonato da Europa de futebol.

A versão pós-moderna da "Escrava Isaura" é interrompida a torto e a direito para dar entrevistas com emigrantes em França. Sacrilégio! Nódoa na honra de qualquer estação televisiva.

Já falam ambas em queixar-se por escrito. Por mim tudo bem. Trabalho nos correios e qualquer carta selada com selo mesmo é bem vinda. Até estou a ver se as convenço a enviarem uma carta cada uma...

Indignações da terceira idade à parte, estou mesmo assim convencido que esta sofreguidão em seguir a tendência e perseguir as audiências com uma indigestão de bola a toda a hora, ignora estratos respeitáveis da sociedade.

Eu gosto de futebol e até já reservei lugar para logo à noite, em frente à TV, para ver o jogo inaugural da nossa selecção. Mas entendo que esta doidice seja mal vista por quem passa o dia em casa sem mais  nada que fazer, aqueles ou aquelas para quem a TV é de facto a única janela para o mundo.

Dou um exemplo: quando se começaram a saber detalhes sobre o pavoroso assassinato colectivo em Orlando, todas as TV's nacionais abriram os noticiários com o futebol e com o que se estava a passar no estágio, as dores de barriga do Quaresma, os jogos de ping-pong do Vieirinha com o Moutinho...

É demais e é exagero. Acho eu, que, como disse, gosto de futebol e apoio os "Patrícios II".

Mas sem dúvida que houve quem "fizesse as contas" lá nos canais de Televisão. É o vil metal. O lucrozinho a chamar.

Recordo-me de uma célebre crónica de meu mestre Vasco Pulido Valente, no "Público" , por alturas do "Euro 2004" em Portugal. E dela respigo algumas frases que cito de memória:

"Cercado por todos os lados (ele morava na altura perto do Estádio da Luz) encontro apenas na abertura do centro comercial algum refrigério. Pelo menos na FNAC ainda não põem todas as Televisões sintonizadas no omnipresente futebol. Só algumas... Vou e venho provido de mantimentos líquidos e sólidos, para aguentar em minha casa que passe este destempero. E trago livros. Mesmo assim não encontrei  tampões para os ouvidos que cumprissem bem a sua função."

Existirão muitos portugueses que o compreenderão bem. E goste-se ou não de ver a "Escrava Isaura" sem interrupções, manda o bom senso que se reconheça que tudo o que é de mais enjoa.

Mas lá está, hoje é dia de ir pastar a vaca. Prá Frente Tugas!

Nenhum comentário: