quinta-feira, junho 30, 2016

Portugal-Vietnam: 500 anos de contactos

Hoje recebo o Encarregado de Negócios da Embaixada do Vietname em França ( aqui ainda não têm representação). Fala bem português porque já foi embaixador em Angola. E estará presente na cerimónia de amanhã, quando colocarmos em circulação a emissão de selos que dedicámos - em ambos os países - a estes 500 anos de relacionamento.

Passaram 500 anos desde que Fernão Peres de Andrade, pressionado pela turbulência da monção, chegou a Da Nang, a região da Cochinchina que muitos anos mais tarde, em 1802, quando ocorreu a reunificação do território pela dinastia Nguyên recebeu o nome Viêt Nam (Povo do Sul) para designar o povo e o país.

Evidentemente que a Cochinchina dos Portugueses em 1516 não corresponde ao espaço do protetorado francês homónimo do século XIX. E, por outro lado, nunca os naturais da terra chamaram Cochinchina ao território onde viviam; apresentavam-se na corte chinesa, nos séculos XVI e XVII, como Dai-Viêt (Povo Ilustre).

O que interessa salientar neste historial longuíssimo de vivências comuns é que ao longo destas centenas de anos de contactos comerciais e culturais, nunca existiu a sombra de nenhuma guerra entre os dois povos, nem sequer nenhuma tentativa de colonização por parte dos portugueses. E é este um caso notável de exemplar relacionamento entre duas formas de ser e de estar tão afastadas no espaço e tão diferentes culturalmente como a vietnamita e a portuguesa.

Para comemorar esta efeméride decidiram os Operadores Postais Designados dos dois países lançar uma emissão filatélica conjunta. Trata-se de uma iniciativa que traduz, naturalmente, o ambiente de boas relações mútuas existente, mas que é em si mesmo um gesto que vem contribuir para reforçar os ancestrais laços de amizade que unem os dois povos.
Uma imagem expressiva desse espírito de abertura, diálogo e amizade que se deseja manter e incentivar no relacionamento entre os nossos países foi escolhida para ilustrar os selos que agora são postos a circular em Portugal e no Vietnam.


Trata-se de dois magníficos exemplos de porcelana da época deste primeiros contactos, uma executada no Vietnam e a outra em Portugal.

Nenhum comentário: