quarta-feira, junho 15, 2016

A realidade espanta mas não deve ser ignorada...



Eram 7,10 desta manhã quando caiu uma valente carga de água sobre Lisboa.

O quiosque dos jornais estava meio alagado e os proprietários (marido e mulher) amaldiçoavam S. Pedro por entre os dentes, ao mesmo tempo que se queixavam da prestação da selecção no jogo de ontem. A culpa (segundo o entendimento do casal) era da fraca forma do CR7  e dos dois centrais.

E porque é que não puseram o miúdo a jogar mais cedo??  Fernando Santos também não ficou muito bem neste retrato tirado a esta hora matinal por dois peritos no assunto.

Peritos? Pelo menos as fontes estavam sempre ali perto...Os jornais desportivos são sempre os primeiros a chegar ao quiosque. Mais do que posso dizer sobre os pretensos "peritos" comentadores que atravancam as TV's.

Mas adiante que não estamos em Amarante.

Já o vosso blogger esperava junto da porta da Versalhes que lhe franqueassem a entrada para o café da manhã quando entrou um dos meus companheiros de aventuras matinais. Vinha de cabeça descoberta e pingava.

Perguntei:
-" Mas não tinha guarda-chuva no carro?"
- Tinha, mas recuso-me a pactuar com estas reviravoltas nas estações do ano! Estamos a 15 de Junho! Devia fazer sol e calor a adivinhar o Verão. Se chove eu não me acobardo! Mostro desta maneira a minha revolta!"

Tá bem. Há casos destes, alguns dos quais estarão internados. Mas outros, como se prova, nem por isso.

Imagino se  tivessem a mesma filosofia  os revoltados alfacinhas com as obras que querem fazer a toda a pressa na nossa cidade? Entrariam alegremente com o carro pelo "canteiro" plantado pela autarquia no centro da Av. da República ( ou da 2ª circular)?

No fim de contas para eles era como se lá existisse pavimento, como sempre existiu...

Cito Lou de Olivier  (psicopedagoga, psicoterapeuta, especialista em Medicina Comportamental):

"A fuga da realidade mostra como nos esquivamos  de enfrentar as frustrações, um comportamento cada vez mais frequente, que faz o sucesso das telenovelas e dos consultórios.
E a vida real? Esta pode esperar ou até acontecer em paralelo, desde que não atrapalhe a novela"

Nenhum comentário: