terça-feira, janeiro 12, 2016

Um dedal de "espírito"





A palavra "tumbler" cedo se começou a utilizar nos países anglo-saxónicos para significar um copo para qualquer tipo de bebida servida nas tabernas,  mas mais tarde  generalizou-se para definir também uma medida de whisky (ou de whiskey).   O tal copo tinha de ter fundo chato e ser de paredes finas.  Parece que foi inventado no século XIX por um carpinteiro, que terá levado o molde em madeira a um vidraceiro e lhe pediu para repetir a proeza em vidro.

O mais conhecido e apreciado copo para whiskys velhos é o de formato em tulipa (dito na Escócia "Glancairn") que aparece na gravura.
Mas muitos mais existem desde que se entenda fazer coabitar o "espírito" com a água, nas suas várias formas. Temos o "Old Fashioned", o "Long drink", o "On the rocks", etc...

Cá em Portugal desenvolveu-se o copo para vinho do Porto - existem até uns desenhados pelo mestre Siza Vieira - mais ou menos do mesmo modelo do que a túlipa, mas com caule alongado para que o toque da mão não vá contaminar a temperatura  do vinho.

Os Cognacs e Brandys são bebidos em copos do tipo "Balão", mais côncavos e de pé curto, desenhados para concentrar o poderoso bouquet e serem aquecidos pela concha das mãos.

Em relação aos álcoois mais plebeus  - bagaceiras, cachaças, poires, eux de vie, schnaps, vodka - é normal bebê-los em copos do tipo "dedal".  Com mais ou menos capacidade. O conhecido "copo para shot" que faz figura de ator principal em todas as  discotecas.

O que queria aqui compartilhar convosco é como a  forma do copo pode influenciar a apreciação da bebida.  Mesmo no caso dos destilados, pois já sabemos que para os vinhos essa é uma verdade indesmentível.

Nota: Leiam aqui o site da Riedl, que muito nos informa sobre esta questão: 
http://www.riedel.com/all-about-riedel/shapes-pleasure/content-commands-shape/

Um copo mais estreito, daqueles ditos de  "escorregar" , não permite apreciar as camadas de sabores e de odores que se libertam de um grande whisky ou cognac. Mas se bebermos um bagaço mais rústico por um copo de feitio em túlipa ou em balão podemos ficar enjoados pelo cheiro a "lagar" que dele se desprende com alguma violência.  Quase ninguém gosta do cheiro a bagaço, embora haja quem aprecie o gosto.

Evidentemente que quanto mais neutro for um destilado - por exemplo uma vodka muito pura, sem fruta - menos odores terá e menos necessidade haverá de copo em túlipa.

Se conseguirem encontrar uma especialidade da Ilha de Islay, como o excelente Bunnahabhain de 16 anos engarrafado pela "Signatory" , experimentem prová-lo em copo de túlipa com um fio de água à temperatura ambiente ( o gajo tem 52º) , e comparem com a mesma bebida em copo alto.

 Em prova cega duvido que os identificassem com sendo iguais.

Nenhum comentário: