segunda-feira, janeiro 18, 2016

Coisas boas nunca são demais?



Dizia um escritor francês,  gastrónomo famoso (de memória penso que foi Brillat-Savarin),  que pela forma como um aficionado pronunciava a palavra "Bom" quando se dirigia a algo que comia ou bebia logo nos apercebíamos se se tratava, ou não, de um gastrónomo requintado: -"Oh la la! c'est si bon". 

E o sibarita da mesa faria rolar o último "m" por entre os lábios entreabertos e de olhos fechados.

Ultimamente não me tenho entusiasmado muito com comes e bebes fora de minha casa.  Desta forma a exclamação de aprovação suprema não tem saído. Pode ser pela antiga razão que era atribuída pelo fiel escudeiro Grilo ao mal estar do seu senhor Jacinto, o príncipe da boa-ventura: "Sua Excelência sofria de fartura...".

Sofrer de fartura  neste enquadramento é estar tão habituado a comer do bom e do melhor de tal forma que essas coisas deixam de entusiasmar.  E atenção! Quando escrevo do bom e do melhor não quero dizer do mais caro e do mais notório! Bom e Melhor em sentido absoluto. Tanto o carapau de escabeche como o pastel de bacalhau com um competente arroz de grelos entram nestas "medições", a par do resto que custa muito mais euros ( se calhar demasiados).

A cura pode ser ( devia ser) um mês ou dois de dieta forçada, em que apenas comesse saladas e sopas, grelhados com legumes cozidos e coisas dessas. E bebesse água.

A parca refeição , 50 ou 60 vezes repetida, teria o condão de purgar o corpo e o espírito, preparando devidamente o glutão para futuros desmandos. Um pouco como aconteceu  quando saí do Irão pela primeira vez, depois de 6 dias a água e coca-cola (de origem turca). Quando chegámos ao avião da Lufthansa, já no ar, acho que nunca um Jack Daniels me tinha sabido tão bem... Um ou cinco (a recordação desse momento é difusa)...

Houve quem se lembrasse disto antes do vosso blogger.  Desde o século IV que a cristandade celebra a Quaresma  como tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. E também nas outras religiões antigos preceitos higiénicos aconselham a que exista um período anual de abstinência e de introspecção. O Ramadão (nono mês do calendário muçulmano), o jejum ritual budista, etc..

A Quaresma segue-se ao Carnaval -  festival carnívoro, reminiscência das saturnálias romanas, onde era costume subverter a ordem social estabelecida, por entre banquetes de fazer dobrar as tábuas das mesas. 

Neste ano de 2016 o início da Quaresma será a 10 de FEV, com a Quarta feira de Cinzas.

Já tomei boa nota e vou ter em consideração. 

A partir de 10 de FEV.  Ainda falta...


Nenhum comentário: