sexta-feira, janeiro 29, 2016

Évora e o Correio em Portugal


Tive que me deslocar ontem a Évora para falar com responsáveis da Câmara Municipal sobre as  comemorações dos "30 Anos de Évora Património Mundial" e aproveitei para falar um pouco sobre a data histórica dos "500 anos do Correio em Portugal". 




A criação do ofício do Correio-Mor do Reino deu-se a 6 de NOV de 1520, exactamente no palácio D. Manuel, em Évora, por D. Manuel I.

Por esse motivo os CTT têm um programa de comemorações com emissões de selos e ainda outras acções mais generalistas, o qual começa em 2016 e terminará em 2020, com a edição de um livro temático sobre o assunto.

Em 2016 a 1ª série de selos comemorativa dos “500 Anos do Correio” terá como figuras principais D. Manuel I e o seu palácio em Évora, motivo pelo qual se aproveitou para solicitar à edilidade algumas facilidades de acesso ao palácio D. Manuel I e aos arquivos que possam existir sobre a respectiva construção e evolução no tempo.

Pode vir a ser equacionada a apresentação desta série de selos ser feita também em Évora, a partir do dia Mundial de Correios – 9 de Outubro de 2016 – data em que está previsto ser o 1º dia de emissão na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.

Os CTT fariam para esta primeira série de selos sobre os “500 Anos do Correio” um carimbo especial dedicado à cidade de Évora.

Com estes assuntos "do espírito" bem resolvidos foi altura de ir tratar dos do "corpo".

Como havia algum receio ( e fundado, tenho que confessar) do que se passava no clássico restaurante Fialho, depois da passagem de testemunho à segunda geração, e tendo-se finado o grande senhor da gastronomia nacional que foi Gabriel Fialho, tomámos o rumo da Travessa dos Mascarenhas para tirar a prova real ao assunto.

Neste dia estava presente na sala e na cozinha a Lena Fialho, o que se revelou ser trunfo de mão neste baralho. Tudo o que aconselhou e veio para a mesa estava soberbo. Perdiz de escabeche, migas de espargos verdes, carne de porco alentejano com ameijoas ( o pumo da discórdia em visita anterior) e por aí fora. Os genes não mentem. A Lena está uma cozinheira, ou melhor dito, uma organizadora da cozinha de mão cheia 

Exame passado com distinção. Prova-se que o dono tem de estar ao pé da vinha para que as uvas cresçam melhor. Isso é sempre verdade, mas ainda mais na restauração. Há exemplos em Lisboa que o provam. E mais não digo porque  sou amigo dos impetrantes ausentes dos tachos e dos fornos e ainda espero que se emendem ...

Em relação ao Fialho ainda ficámos a saber que a família tinha acabado de comprar o Hotel D. Fernando, juntando-o ao outro pequeno Hotel que já possuíam à entrada da cidade e ao restaurante propriamente dito. 

Fiquei satisfeito com a progressão destes meus amigos na vida, mas lá me voltou a inquietação... 

Haverá "sombreiros"  suficientemente grandes  para albergar tantas "ovelhas" lá debaixo quando chove? Porque quando está o tempo de ananases toca-se bem o gado sem mais engulhos...

Pelo que reitero a necessidade de não abandonarem o restaurante pelos outros afazeres! Ali nasceram, foi ele que os financiou, levou dezenas de anos a tomar fama merecida. E é um património do país a preservar.

Até por respeito pelos que já partiram. Por isso tudo estou seguro de que tudo vai correr bem.

Nenhum comentário: