No Auditório da Junta de Freguesia
de Santa Joana - Av. Afonso V, Santa Joana, 3810-203 Aveiro - pelas 10H30, realiza-se amanhã ( Dia de Reis) uma sessão que deverá ser muito engraçada sobre o nosso último livro dedicado às crianças: a Magia das Cartas, de Margarida Fonseca Santos.
Irei com a Autora e faremos depois da peça uma sessão de autógrafos para os presentes.
Sobre este Dia de Reis recordo a história antiga que justifica serem apenas três os soberanos presentes na gruta do Menino Jesus.
Aqui existem duas versões (para não complicar).
A versão erudita bíblica cuja fonte é o evangelista S. Mateus e de onde se retira que Melchior era rei da Pérsia. Gaspar , Rei da Índia e Baltazar, Rei da Arábia. De notar que para outros estudiosos da Bíblia estes "Reis" seriam todavia simples seguidores de Zoroastro, estudiosos do céu e das estrelas.
E a da devoção popular que passou para os barristas dos presépios. Nesta última a procissão dos Reis Magos queria representar a adoração por todos os povos da terra, mas como no início apenas se conheciam três continentes ( África, Europa e Ásia) os Reis convocados para estarem presentes nos primeiros presépios da época de S. Francisco, foram apenas esses três - Melchior, Gaspar e Baltazar.
Depois dos descobrimentos portugueses e espanhóis houve barristas ( entre eles Machado de Castro) que não estiveram de modas e "meteram" mais um Rei mago no Presépio, representando a "América". Este apresenta-se nalgumas expressões formais montado num lama do Perú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário