domingo, abril 27, 2014

Crónicas da Serra 2

Ontem esteve um autêntico dia de Inverno, com chuva, vento e frio. Hoje, como que por magia,  a manhã está linda, embora muito fria (7º às 8h).

O tempo que faz é importante para os trabalhos das terras, sem os quais a malta daqui de cima se viria aflita para sobreviver. As batatas (que se semeiam agora), as couves, as restantes hortícolas, são uma das principais fontes de sustento para os idosos que em grande maioria ainda por aqui se mantêm.

Nesta visita de "médico" nem houve tempo para as habituais amenidades com que nos satisfazemos aqui para cima, o Centro de Estudos Viti-Vinícolas de Nelas e o Santa Luzia em Viseu. Foi ver os doentes (complicados...) e tratar das questões mais "publicanas", relacionadas com as contas da quinta.

Hoje vou assar para o almoço lombinhos de porco preto que trouxe de Lisboa. Vem cá a minha afilhada com o namorado e há que preparar uma mesa simpática.

Batatas assadas e esparregado de ervas grossas fazem o acompanhamento. Para sobremesa um arroz doce feito com leite de ovelha, aqui deixado ontem pelo pastor João, que nos arrenda os pastos.
O queijo da serra que vamos abrir hoje  também é do Sr. João, dado à troca dos pastos (recebemos parte da renda em borregos e queijos).

Não sei se sabiam que tradicionalmente o arroz doce na Serra não leva gemas de ovos. Estas estão reservadas para o leite-creme.

Na "inspecção" aos meus vinhos velhos detectei algumas garrafas em risco e que, por isso mesmo, têm de ser abertas. Vidigueira Tinto do Alentejo de 1999, Quinta do Siqueira do Douro 2001, Bairrada Casa do Saima de 1994 , esta penso eu que será a "estrela da companhia" se ainda estiver bebível. A nossa adega cá de cima é construída em granito e aguenta bem os vinhos, desde que estes sejam bons e com capacidade de envelhecimento, como é o caso.

Como o namorado não bebe (é oficial da GNR) mais fica para nós irmos provando...

O Atum de ontem agradou! O que agradou menos foi o preço do kg do lombo do dito, quando me obrigaram a dizê-lo...

Amanhã vamos de regresso, pelo que não haverá Post.  As minhas duas "santas" aí de baixo já protestam que as "abandonei"...

Até Terça Feira!



Nenhum comentário: