quarta-feira, setembro 08, 2010

Verde era a relva?

O Vale era Verde.  1941. Mestre  John Ford filma Maureen O'Hara e Walter Pidgeon numa inesquecível história sobre a vida de uma comunidade de mineiros de carvão no País de Gales. 5 Óscares da Academia (Melhor Filme, Melhor Director, Melhor fotografia a preto e branco, Melhor Direcção de Arte e melhor Actriz Secundária - Sara Allgood).

Ontem, em Oslo, a relva parecia verde, mas acabou por ficar a modos que negra para as cores lusitanas... Negra de mau presságio para o apuramento deste Europeu, à conta de 1 pontinho em dois jogos, um deles em casa e contra uma selecção de mediana qualidade.

Fala-se muito do "ambiente" que rodeia a selecção portuguesa , a modos que desculpando as exibições. O futuro ex substituto do proximamente despedido Treinador Nacional queixa-se também da má sorte. E com razão. Foi uma má sorte do caraças terem lá colocado aquela equipa técnica!

Mau ambiente e má sorte. Dá alguma vontade de ser solidário para com os interesses futebolísticos nacionais e de imediato enviar para o próximo estágio uma caixa de embalagens de "Haze" para melhorar o dito "Ambiente". E quanto à má sorte, depois do ainda inexplicável falhanço da "Bruxa do Cabo",  talvez seja de nos retirarmos para dentro do rectângulo e procurarmos aqui refrigério e ajuda, possivelmente lá para cima, em Vilar de Perdizes, onde consta que a malta do quebranto,  das mezinhas e chás pau-d'arco se reune de quando em vez à volta do caldeirão...

Nem discuto o jogo e a táctica (falta-me conhecimento para tal). Apenas constato que deve ser possível fazer melhor com a matéria prima existente. Questão de falta de liderança? De falta de motivação?Já o Poeta o dizia:  "Fraco rei faz fraca a forte gente" (Lus. III, 138)

Não te mexas Madail e apodrece aí onde estás. Como dizia um dos meus amigos:  Faraós já não temos, mas Múmias é o que não falta!

Perguntarão porque é que trouxe à ribalta John Ford e "How Green was my Valley" para falar deste trambolho do jogo de ontem?

Então o filme não trata das Minas de Carvão? Lá no fundo estamos quase a chegar. Falta o jogo com a Dinamarca... A partir daí só pode melhorar. É sempre a subir...

Nenhum comentário: