terça-feira, setembro 14, 2010

As Feiras de Vinhos

Recomendo o Texto esclarecedor e clarividente de João Paulo Martins no Expresso da semana passada (Revista Única) sobre as feiras de Vinhos que já começaram (Pingo Doce) ou que se avizinham por esses hiper-mercados.

Antigamente eram alturas em que o transeunte interessado contava os dinheiros, fazia as suas contas, e aproveitava as oportunidades para comprar bons vinhos a preços interessantes. Bons vinhos mesmo! Das grandes marcas.... Hoje, por mor da crise e dos continuados estudos que são feitos pelas empresas organizadoras, tudo o que nos aparece são as marcas de entrada nas gamas, os vinhos a 2 euros e a 3 euritos...Vá lá por vezes algum a 8 euros...

O vinho em Portugal está cada vez melhor. Sabemos isso. Por 2 euros nunca , como hoje é, foi possível comprar qualidade razoável. Saudamos obviamente esta melhoria geral de qualidade baseada em melhores práticas na vinha e na adega, mas sobretudo na utilização de técnicos especializados. O negócio do vinho deixou de ser um negócio "familiar" no mau sentido, no sentido do amadorismo e do fazer como sempre se fez, da tradição enraízada. Passou a ser um negócio como todos os outros, onde cada macaco (salvo seja) tem direito ao seu próprio galho... E o galho do enólogo é muito importante.

Mas... tenho saudades - e por muitos motivos - dos tempos em que se ia ao Pingo Doce ou ao Continente comprar algumas coisas boas (e muito boas) das que baixavam de preço naquelas alturas... Nem tanto por causa da baixa de preço (que era relativa) mas por tal condição servir de desculpa ao amador desejoso de provar tais néctares... Era a velha história do milionário texano que comprava um Cadillac por impulso ao ler num cartaz do stand que a gerência oferecia , só naquele mês, os tapetes personalizados...Gastava 100 000 dólares porque lhe ofereciam uma "prenda" de 45 dólares...

Um produtor-engarrafador nosso conhecido e que atravessa algumas dificuldades para escoar o seu vinho do Douro, tinha pedido que se provassem  algumas garrafas do seu branco e tinto de 2008 (grande ano!! tenham em atenção!!) esperançado que,  através da prova,  pudesse sair alguma recomendação pública sobre a marca e o produto.

O vinho era bem bom para o preço que custava (tanto branco como tinto andariam pelos tais 2 a 3 euros por garrafa) . Na opinião dos especialistas que o provaram estava muito bem feito e tinha matéria prima de 1ª qualidade...Só que tinha aparecido uns anos mais tarde do que deveria... Se fosse há 5 anos atrás estaria recomendadíssimo pela excelente relação qualidade\preço...Hoje tinha de se juntar ao rol dos tais vinhos bem feitos e baratos que passarão a inundar as prateleiras das grandes superfícies dentro de dias.

Já agora aqui fica feita a menção (mais que honrosa):

Sodivini, Lda.
Marca: Folhas de Outono

Contacto:
Alameda 13 Janeiro 7 Santa Marta de Penaguião,
SANTA MARTA DE PENAGUIÃO, Vila Real 5030-470
Telf. 254828038
fax 254828038
Telm. 917870370

Todos sabemos que nem só de Barca Velha,Pintas, Poeiras, Pellada, Quinta da Dona e Vale do Ancho se pode fazer a "vida" de todos os dias dos consumidores... Mesmo que fossem senhores de "cabedais" consideráveis...

Para o dia-a-dia é óptimo que existam vinhos como aquele que citei , "Folhas de Outono" - ou outros - cumprindo cabalmente a função  de acompanhar bem as vitualhas quotidianas (matar a sede é com água!). Nem que fosse apenas   para habituar a juventude ao contacto com o vinho , saindo da ditadura cervejal, é necessário que existam estes vinhos.

Mas não me digam que não fazem falta nestas feiras de vinhos os "outros", os "aristocratas" das encostas soalheiras viradas a Sul...Nem que fosse para alimentar o sonho, transformando por algumas horas os catálogos destas feiras de vinhos  em Revistas mundanas onde se pavoneiam as "socialites" , deixando ao leitor água na boca por não estar na tal ilha paradisíaca, esticado na areia  ao lado do corpo escultural da beldade que - naquela semana - faz a capa.

Nenhum comentário: