Os Restaurantes que neste momento estão a trabalhar melhor no Guincho são o "Mar do Inferno", da apreciada Dª Lurdes, já aqui recenseado, e "As Furnas do Guincho" do meu antigo companheiro de escola e amigo Xana.
Neste sábado fui às Furnas. Havia em Belém, no CCB, a "rentrée" política de Manuel Alegre, o "senhorio" estava envolvido e eu, como de costume, pendurei-me na comitiva. Daí que não havia grande tempo para cozinhar. Logo foi tomada a decisão de ir até ao Mar comer qualquer coisa, fumar um Hoyo numa esplanada e entreter as horas até rumar ao CCB.
O amigo Xana já no tempo dos Salesianos tinha queda para o negócio... Sempre o conheci a comprar e a vender: a bicicleta, as motas, e etc... Quando chegou a altura de iniciar a vida activa, enquanto que alguns entraram na Universidade o Xana investiu o que tinha num Bar em Cascais (o "Pielas" de boa memória).
Passar do Bar para gerente e principal sócio das Furnas levou ainda algum tempo, mas o trabalho árduo e a competência para estas lides cedo o marcaram como personalidade da restauração da linha e foi com naturalidade que ocupou o seu espaço nesta área tão competitiva e complicada, uma vida cheia de escolhos, rivalidades e sobretudo onde o tempo de "bem bom" à custa do turista endinheirado passante e da fraca actividade fiscalizadora do Estado pertencem à mitologia dos anos 70 e 80...
As "Furnas do Guincho" tem uma situação das mais priveligiadas que existem no Guincho, mesmo em cima da falésia. O seu horizonte de mar e céu só tem por limite haver, ou não, nebulosidade nesse dia.
O Restaurante - recentemente remodelado com muito gosto - tem 3 esplanadas sendo a mais distante da entrada coberta. Bar para esperar mesa, muito "dans le vent"....Para além disso mais duas salas interiores. Decoração minimalista e bem conseguida; casas de banho impecáveis, já com fraldário separado. Todo o material de mesa , atoalhados, talheres, pratos e copos são de boa qualidade.
Para lá chegar tomem os interessados a estrada do Guincho e têm de encontrar este Restaurante do lado do Mar (obviamente) , mesmo em frente à Estalagem (5 estrelas) Senhora da Guia , um dos poisos de Mestre Rob de Niro e outros colunáveis discretos quando visitam incógnitos este nosso País...Conta a lenda que até o enorme Godfather Marlon Brando por lá se hospedou.
Restaurante "As Furnas do Gincho"
Estrada do Guincho
Guincho
2750-642 CASCAIS
Telef - 21 486 92 43
A comida é sobretudo de influência marítima. Estamos mesmo sobre o Mar e o Restaurante tem as suas próprias reservas de marisco em Viveiros cavados na rocha.
Sopas: Sopa de peixe.
Mariscos vivos ao kg ; Paelha de marisco; Arroz de marisco;Feijoada de marisco;Feijoada de marisco;Cataplana de marisco.
Peixe: Filetes de Cherne com arroz de marisco ou salada russa; Caldeirada de peixe; Lulas grelhadas; Peixe ao sal; Peixe assado no forno; Peixe grelhado e cozido do dia;
Carne: Carnes grelhadas sobre carvão
Neste Sábado começámos por uma travessa média de percebes, muito bons, com o senão (para mim) que tinham sido cozidos de manhã e eu gosto deles cozidos no momento (há gostos para tudo...) ; seguiu-se um bacalhau à lagareiro (posta alta e competente , embora do bacalhau da ASAE, isto é, daquele que já se compra previamente demolhado) e um Robalo de 800g feito em cama de sal. Magnífico! 2 cafés e dois whiskys velhos para fazer companhia ao Hoyo de Monterrey e pagámos tanto quanto...85 euros!
Devo dizer que 1 kg de Robalo do mar nalguns locais "próximos"está já a 75 euros... Pelo que se aceita e louva a razoabilidade destes preços do "Furnas"!
Recomendável e muitíssimo aconselhável para escapadas românticas, sobretudo à noite e mais lá para Outubro, quando a pressão dos "passantes" for menor... Se lá forem ao Sábado ou Domingo, estando um dia de sol, de Verão ou de Inverno, RESERVEM!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário