quinta-feira, setembro 16, 2010

Em Estremoz comemorando os "Bravos do Pelotão"!

Ontem faltei aqui no Blog...

Tive que me levantar às 5.00h para estar em Estremoz logo pelas 8.00h e tomar parte nas cerimónias comemorativas dos 200 Anos das Guerras Peninsulares. Celebrou-se a data no Rossio de Estremoz, com a presença de quase todos os Oficiais Generais do  Exército, com o CEME à cabeça. Presidiu o Dr Jaime Gama e o Ministro da Defesa também por lá estava.

Os CTT emitiram uma série de selos ( 2 e 1 bloco) sobre esta efeméride, e o respectivo lançamento foi lá mesmo no local.

Nesta data, há 200 anos atrás, a malta do regimento de cavalaria 3 ( e mais alguns dos 5 e 8) carregou sobre os Hussardos franceses e deu-lhes uma abada quase tão grande como os 6-0 de ontem, do Arsenal ao Braga (se calhar não devia escrever isto...Mas o Paciência irrita-me).























200 mortos do lado gaulês, mais de 300 feridos... 4 mortos e 5 feridos do lado português...mesmo dando de barato algum exagero "patriótico" temos de convir que foi uma grande abada mesmo...

Honra para os "Dragões de Estremoz" e faço minha a injunção da  cavalaria portuguesa, ontem gritada bem alto pelo General Comandante da Arma:

 - "A Galope, a Galope, a Galope!"
 Sendo o responso
 - À Carga!"

Da parte da tarde houve cerimónia idêntica na Assembleia da República, para o lançamento dos selos comemorativos da mesma Assembleia, incluídos nas séries com que os CTT evocam - desde 2007 - o Centenário da República.

Nota: No intervalo fui ao Sr Oliveira e à Dª Carolina (esperando para este Sábado o segundo neto!!) tirar a barriga de misérias... Que maravilha!

Para contar um destes dias (em tendo tempo) esta incursão vitoriosa pela Tasquinha do Oliveira, em Évora.

Nenhum comentário: