terça-feira, maio 11, 2010

Vem aí o Papa

Está a chegar  Bento XVI. Um Papa talvez um pouco mal-amado, que carrega nos ombros a pesadíssima herança do seu ilustre antecessor. E como seria difícil - a qualquer pessoa -   fazer esquecer, pela sua prática, a figura gigantesca de João Paulo II, um dos maiores comunicadores do século passado.

Ainda por cima, diz quem o conhece,  que este papa é tímido que se farta...  Um teólogo , um erudito, um alemão (para o bem e para o menos bem). 

Numa altura em que as vozes críticas das práticas de uma certa Igreja são mais que muitas, em redor da alegada protecção que foi dada aos Padres molestadores de crianças, esta visita tentará chamar a atenção dos fiéis lusos para as coisas mais importantes da fé actual: a sua prática todos os dias , em todos os momentos da vida.

Aqui no rectângulo, e desde o tempo de D. Afonso Henriques e das brigas com o Cardeal Ludovico à volta do Bispo Negro (D. Soleima), o povão teve sempre uma estranha forma de lidar com a Fé. Sobretudo os Homens...

Católicos sim, mas no adro das igrejas. Lá dentro as Mulheres, a não ser por ocasião de Morte, Baptismo ou Casamento...

Por isso terá Bento XVI uma tarefa relativamente árdua, tentando que os portugueses  saiam da postulação da Fé teórica para a sua concretização como diáconos, todos os dias.

À primeira vista terá ganho a primeira batalha desta sua Visita, a que travou contra a famigerada "NUVEM" . Espera-se que o avião papal aterre em Lisboa de acordo com o planeado.

Quanto ao resto, e parafraseando alguém de muitíssimo respeito:

"A César o que é de César e a Deus o que é de Deus".

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Raul
No forum selospostais, existe uma grande polémica sobre o primeiro dia de emissão das ATM, emissão "2010 ano europeu....", será que o meu amigo pode esclarecer, alguns filatelistas sobre a data oficial?
Será 11 de Maio, dia do início da visita do Papa? ou será dia 7 de Maio ou outra data qualquer?
Obg
cps

Anônimo disse...

Obrigado por ter respondido forum selospostais.
Fiquei esclarecido.