quinta-feira, maio 27, 2010

Ovos com presunto: Comida da "noite"?

Antigamente dizia-se uma coisa diferente, que era comida de "pu.." , mas lá está o nível do nosso Blog a impedir que eu vá por essas veredas menos elegantes...

Todos já ouvimos falar da célebre Casa de Comidas Madrilena "Lucio"  e da forma como fez o mito em torno dos "huevos rotos", umas simples batatas fritas mal passadas em cima da qual se "entornam" ovos estrelados , também eles mal passados. E que pode ser servido com presunto, paio, pimentos, picadillos,  e etc....

O mito é tal que  - aparentemente - teve de se inventar a "história" de que fora a Avó do Lúcio a inventar a "receita" num dia de azar em que deixou cair ao chão da cozinha (!!) a frigideira dos ovos fritos... Tornou a levantar tudo do mesmo chão, espetou-lhes as batatas mal fritas por cima (por causa da pressa) e ...Já estava inventado o famoso prato, delicia de Reis (isso é verdade, vai lá algumas vezes) financeiros , pobres, ricos e remediados...

Mal ou bem, e passe o exagero do preço a que o Lucio hoje serve este seu prato emblemático, o certo é que dá um certo jeito saber fazê-lo e sobretudo comê-lo naquelas noites em que se chega a casa tarde de  mais para ir prestar serviço ao fogão .

Comida de conforto, aconchego do estômago em dias pobres, comida de preguiçosos, ou até manjar da estudantada quando estes ainda viviam nas Repúblicas, Huevos Rotos pode ser e será tudo isso.

Mas tomem lá a receitazinha, não vá - cruzes credo - aparecer lá por casa, já noite noitinha, alguma visita menos avisada...

Há duas versões, a dos Huevos Revueltos e a dos Huevos Rotos propriamente ditos. Na primeira os ovos são mexidos. Na segunda são mal fritos (estrelados). Mas sempre em azeite!!

Batam-se 6 ovos grandes numa tigela com sal e pimenta preta.  .Se forem tirados do frio passem-nos pela torneira da água quente antes de os partirem. 

Haja o cuidado de dar pelo menos 100 golpes de garfo nos ovos, para ficarem cremosos. E podem deitar um pouco de leite gordo para ainda mais amaciarem a mistura, sobretudo se tiverem tirado os ovos do frigorífico há pouco tempo. Depois fritam-se em azeite, previamente aquecido na frigideira funda da ordem.

No caso de usarem a versão dos ovos estrelados, fritem-nos simplesmente, com o mesmo tempero de sal e pimenta preta, em bom azeite

À parte cortem batatas em palitos grosso, lavem bem em várias águas, e fritem-nas sem deixar "estrelicar".

Partam em miudo presunto ou paio, juntem se tiverem pimentos verdes crus, ou até bocadinhos de tomate meio maduro, bem limpo. Podem complicar se quiserem com cebola picadinha e alho , também ele finamente picado. Há quem lhe meta malaguetas, e há também quem complete isto tudo (mixórdia vem à ideia) com cogumelos aos pedaços...E pão apenas aquecido, ou mal  torrado em pedaços, para ensopar.

Finalmente, deitem tudo na mesma travessa, mais funda do que rasa: primeiro as batatas, depois o picadillo de presunto, pimentos , etc... por cima disto tudo os ovos mexidos ou os mal estrelados, consoante a versão que utilizarem.


Uma coisa é certa: em estando a travessazinha na mesa abram um tinto adequado - porque não um vigoroso Damasceno, do Poceirão? - e preparem-se para a conversa, pois este prato será daqueles que mais puxa a lingua em noites frias (ou assim-assim, ou quentes, ou quando v. quiserem...)

Boa Noite!

Nenhum comentário: