terça-feira, maio 25, 2010

Referências gastronómicas na Tunisia

O que se come nestes países da África Mediterrânica? Carne é sempre o borrego; Borrego méchoui, grelhado sobre  brasas, ou assado.  Peixe , será aquele que vier à rede naqueles mares que já outrora terão sido viveiro de inúmeras espécies, mas hoje - infelizmente - parecem mais cemitério de outras tantas...A sopa que mais oferecem e que melhor parece servir de amostra para a gastronomia local é o "bisque" de marisco ou o caldo de peixe. Normalmente bem confeccionado embora evocando as tradições gaulesas, povo coloniador que por lá deixou muitas influências culinárias.

A refeição de "cerimónia" começa sempre por uma salada de peixes fumados e\ou  camarão, acompanhada por macedónia de legumes, temperada com azeite e vinagre,  cortados miudamente "à grega": pepino, pimentos, courgettes...

Depois o Borrego , quase sempre assado ou frito, acompanhado pelo arroz solto com amendoas, pinhões e sultanas. Bem, quem diz Borrego dirá Carneiro... que pode também ser simplesmente grelhado (inteiro, ou em quartos) nas brasas, o célebre méchoui. A alternativa ao arroz árabe é sempre o couscous, por vezes demasiado oleoso para o nosso gosto.

Quando é Peixe (mauzinho...) aperesentam o Mero em posta estufada ou guizada. Ou então algum peixe mais pequeno frito, sempre com o inevitável arroz. À primeira vista parecem fanecas (que saudades!) mas de facto não são tal. Têm também os locais o duvidoso hábito de deixar o peixe frito um pouco ensopado no óleo de fritar. E isto testemunhei em 3 locais distintos, pelo que não haveria de ser apenas coincidência.

A batata (também ela de má qualidade) aparece nos pratos mais como decoração do que mesmo para o "serviço" de matar a fome ao manducante.

Como ponto mais positivo,  uma interpretação (que parece existir por todos estes países do Norte de África) do Borrego ou Carneiro assado dentro de ânforas  de argila. A carne é colocada já temperada (rosmaninho e sal)  dentro de uma ânfora de barro , fechada hermeticamente e depois assada no forno a baixa temperatura , durante 3 ou 4 horas.  Partida a "bilha" , o resultado é muito animador. carne muito macia e a desfazer-se na boca, fruto da lenta assadura.

O peixe, infelizmente, não convence. O Mero é mole como as papas....Talvez lá para a Mauritânia se arrange coisa mais parecida com os nossos Chernes, Sargos ou Robalos, mas aqui, já quase com a Itália em frente do outro lado do Mare Nostrum, nada provei que se recomendasse .

E pronto! 

Em síntese: Boa decoração do prato, boa fruta (as tâmaras são de cair para o lado! Enormes, transparentes , com o caroço a ver-se contra o sol, doces como mel!). Borrego\Carneiro aceitável. Peixe e marisco nem por isso. Influência francesa e algo espanhola na forma de fazer. Um belo Chá de Menta açucarado que baste (!!) termina sempre as refeições.

Nenhum comentário: