segunda-feira, agosto 25, 2008

Em Sagres momentos de Mar e Vento

Histórias de contrabando e de guerra, por entre as escarpas dos imensos promontórios do fim da Europa, fizeram as noites desta escapadela algarvia por terras de Vila do Bispo e de Sagres.

Com o Agosto a não desmerecer da tradição de ventania e com as temperaturas a rondarem os 25º, mesmo assim sempre com o solinho nos olhos, foi já uma pequena vitória termos tido, ao menos, algum tempo para conviver com os Amigos.

Nos petiscos da Noite realce para uns Percebes de Sagres (soberbos) , para um queijo da Serra de bom trato e para excelentes Paios de Estremoz, da afamada salsicharia Cortes, já aqui referida.

Em casa trataram-se estas iguarias a vinhos novos brancos (com pedidos de desculpa para o queijo da Serra, pouco habituado a estas "modernices"). Entre outros bebeu-se um branco, novidade em Sauvignon da Nova Zelândia (clube 1500). Não tinha rolha a garrafa - o que nos fez desde logo espinotear de raiva - mas a coisa bebia-se, pouco austero mas limpo na boca e a deixar um pequeno travo a moscatel ... Porque seria?

Acabou-se a noite a discutir o desastre de Barajas e a afogar as mágoas no fiel Lagavullin.

O tradicional Almoço na Lilita (A do Café Correia e das conhecidas idiossincrisias) revelou-se magnífico, como de costume. Ora leiam:
Salada de Polvo, Frango de tomatada, Coelho bravo guizado, Lulas recheadas, Borrego estufado.

Tartes de Figo, Amendoa e Alfarroba para terminar.

Sem medronho desta vez, porque a tarde ainda se alongava e era preciso ter cuidado na estrada.

Pareceu-nos a afamada "dragona" (não é piada ao FCP!) menos agreste e até mais acolhedoura no trato!

Será da idade? Ou porque estreava nessa tarde um belo avental novo, branco de neve e a atar nas costas com duas laçadas espampanantes?


Outros Restaurantes a ter em conta neste fim de terra - segundo as opiniões de quem para cá vem já há mais de 30 anos - são o Carlos e o Fio de Pesca, ambos na Vila de Sagres...

Para experimentar em próximas deslocações.

Nenhum comentário: