quinta-feira, agosto 28, 2008

Alea Jacta est


Os dados estão lançados. Como se esperava ontem à noite Barak Obama foi eleito por unanimidade e aclamação no Congresso do Partido Democrático, ganhando assim formalmente o direito de disputar as eleições presidenciais de Novembro próximo com McCain.

Por outro lado John McCain fará o anúncio do seu Vice Presidente já amanhã, respondendo assim à escolha (e bem legitimada) de Joe Biden por Obama, o veterano especialista de Negócios Estrangeiros do Senado.

Os Clinton fizeram o "endorsment" entusiástico do Voto em Obama, apesar de terem protagonizado ( e vice versa) uma campanha fraternalmente venenosa durante as primárias democratas. Será suficiente para provocar o pleno do Voto dos "burros" em Obama?

Até que ponto a actual situação internacional de maior anuviamento face à Rússia e ao Cáucaso poderá influenciar o eleitor Norte Americano não completamente enfeudado a alguma das candidaturas que se apresentam?

Vamos assistir mais uma vez ao triunfo da velha máxima das sondagens eleitorais, segundo a qual "em épocas de crise os indecisos votam à direita e ganha preponderância o "establishment" no terreno, a situação anterior ?"

Todas estas interrogações são possíveis e que pena eu tenho de não ter meios (leia-se pessoal no terreno) para estar lá mesmo nos USA a fazer previsões...

Não se esqueçam de ir acompanhando o Pedro Magalhães com o seu excelente Margens de Erro, e o Blog "nativo" Politikal Arithmetic também!

Nenhum comentário: