terça-feira, março 20, 2007

Selos de Portugal em Paris


A Convite do Sr. Presidente do Tribunal de Contas desloquei-me a Paris neste fim de Semana para a cerimónia de lançamento dos Selos Postais Comemorativos dos 200 Anos dos Tribunais de Contas na Europa e - ao mesmo tempo - a comemoração dos 200 anos da Cour des Comptes de França.

Cerimónia na Sexta Feira 16, de muita formalidade, com a presença de todos os Presidentes da Cour des Comptes e do Sr. 1º Presidente Philippe Séguin, antigo Presidente do Parlamento (e amigo pessoal de Chirac). Também o Presidente da La Poste Sr. Jean-Paul Bailly esteve presente e discursou.

A série de selos portuguesa comemorativa deste evento estava exposta no Palais de Cambon, em lugar de honra, e o Sr. Séguin no discurso que proferiu referiu-se - com muito apreço - ao contributo dos CTT e de Portugal para esta acção.

Informalmente e como é Adepto ferrenho do PSG (depois de me saber benfiquista) não deixou de se queixar da "má-sorte" do jogo da Luz...

Nesse dia jantámos com o Catedrático da Sorbonne de Finanças Públicas ( e Consultor de vários Governos) Michel Bouvier. Uma oportunidade única de ouvir (maravilhado) um Grande Senhor e de jantar num restaurante tipicamente parisiense - "L'Ardoise".

No Sábado houve a Venda de 1º Dia, também no Palais de Cambon, onde milhares de filatelistas se reuniram para comprar os selos franceses e portugueses.

O Sr. Séguin teve a amabilidade de aí estar outra vez presente - com o Artista Gravador dos selos franceses - para , pessoalmente, receber os filatelistas um a a um e rubricar-lhes a folha de selos.

Fotografias deste evento serão transmitidas pelo T. Contas para nós logo que cheguem de Paris e algumas publicarei aqui no Blog.

A ausência de representantes do Corpo Diplomático português (embora estivessem presentes diplomatas de vários países europeus e de praticamente todos os francófonos extra-europa) não deixou de ser notada ...

Como estavam no local diversas organizações de emigrantes - que muito se emocionaram com a presença dos CTT e de Portugal - pode ter sido essa a razão da ausência...


Temos que nos lembrar que havia grossa manifestação na Segunda Feira seguinte contra o encerramento dos Consulados em França.

Nenhum comentário: