O nosso "Zé" comenta:
E não só, se o baile continuar.
O monopólio já não cobrirá, o faz de conta, a manipulação, a boa comunicação externa e interna é o que se sabe, os desperdícios, os branqueamentos, os clientelismos, a falta de motivação, a angústia, os medos, a Gestão da Pala, só à volta da luz é que se vê, ou melhor yes men, emplastros, nepotismo, RESPONSABILIDADE é precisa...
Para quando uma verdadeira orientação para o Mercado e para o Cliente, agindo de forma transversal e clara, em todo o processo Operativo e não só, envolvendo e Motivando as Pessoas, credibilizando e fazendo acreditar nas virtualidades da meritocracia, aproveitando e valorizando, os activos que fazem e farão a diferença- PESSOAS.
São elas que fazem a diferença, que constroem e destroem as Organizações. e os CTT não forem capazes de Criar e diferença num mercado liberalizado, será a Empresa da Oportunidade perdida, porque o mercado continuará a existir e os Clientes encontrarão alternativas.
Não é a Liberalização do Mercado que é o Papão, é a incapacidade, incompetência de se adaptar e de fazer aquilo que o Mercado quer, satisfazendo as expectativas dos Clientes(internos e externos), de forma sustentada ( satisfazendo todos os stakeholder´s-interessados)
Os CTT são um Empresa de Serviços, logo daí a importância do agente prestador do serviço-Pessoa, ou será um robot ou andróide?-, não basta dizer-se, o que se quer ser, é necessário COERÊNCIA e TRANSPARÊNCIA e aposta no Verdadeiro activo AS PESSOAS, que terão de ser vistas não como um Custo, mas como Activo e a Liderança? - Que nesta altura do Campeonato tão necessária é, tem de ser dada pelo Exemplo-
Líder é aquele cuja falta se nota quando está ausente, está presente quando necessário- dado que ninguém consegue cantar e assobiar ao mesmo tempo ( há muito quem dê a imagem disso e da ubiquidade).
É criminoso o desperdício de Potencial Humano e não só, a que se vem assistindo ( A Imagem é que conta, então os indicadores? comer do sono? Acorda ?). Estruturas, tecnologias, técnicas, estratégias são desenvolvidas e assumidas por Pessoas, cerne da produtividade e da Qualidade .
"Mais vale bem fiz eu, do que se eu soubesse", lá diz o povo.
Quem vai para o mar avia-se em terra. Mais vale prevenir do que remediar. É verdade que depois do ovo de Colombo pôsto de pé, não falta quem o ponha, mas não se ser capaz de Rendibilizar e adequar recursos e infra-estruturas já existentes e responder ás evoluções do Mercado...não sei como classificar essa Gestão? Será Gestão?
ERROS ESTRATÉGICOS NÃO TÊM RETORNO...ou será que estou a ver e avaliar mal?
Tantas incoerências, tantos trade off´s, tanto lay off...tanta cabeça na areia e tanto faz de conta...o Trabalhador fará ao Cliente aquilo que lhe fizerem a ele...as mudanças efectuadas sem o convencimento das pessoas, estão condenadas ao insucesso.
É necessário Credibilizar, Convencer, Conquistar e não Vencer.
Estive para nada comentar mas já está...
Comentário ao comentário: Acho que estas palavras falam por si... Acrescento apenas uma definição de Leader que encontrei num livro evocando uma cultura asiática anterior à formação da China e que partilhou o mesmo espaço geográfico:
Leader: Aquele que grita ordens (comanda) na rectaguarda...
Ah grande General! Como diríamos mais modernamente . "A Prudência é a melhor parte da Coragem"...
Bazem que o Inimigo está aí a chegar.
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Um comentário:
Há efectivamente muito a fazer a clarificar e a rectificar na actuação dos últimos tempos dos CTT.
A Qualidade de serviço vem-se degradando de uns tempos a esta parte.
Recebi ainda esta semana correio com 5 dias de atraso.
Tenho visto muita publicidade, mas a sensação com que fico é que os serviços tem perdido qualidade, há insatisfação, insegurança e medo nos Trabalhadores.
Criar uma marca de confiança, leva muito tempo e trabalho, destruí-la é muito depressa.
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