segunda-feira, outubro 12, 2015

"Reunite" aguda aflige o país



Um amigo meu, empresário durante a maior parte da sua vida, dizia:

-  "Em Portugal reúne-se demais! As reuniões são para apresentar os resultados do trabalho. Não são trabalho!".

De facto muita gente confunde "reunir" com "trabalhar". Quem gosta de falar, gosta de reunir. Quem não gosta de falar, gosta de reunir para ouvir os outros que falam (e ir consultando o "face").

Reunir dá direito a cafés e águas, nalguns casos a bolinhos! E sempre se muda de ambiente. No final de duas horitas de conversa será tempo de almoçar ou de  ir preparando o regresso a casa. Só vantagens para quem encara cada dia de "trabalho" como se fosse um percurso de mini-golfe que urge ir fazendo, sim, mas com calma.

Tenho em relação às reuniões opinião contraditória.  Necessito delas para me pôr a par dos assuntos e dar conhecimento aos colegas do que se passou noutras instâncias, mas lamento o tempo que ocupam.

Estimei já que uma reunião fora do local de trabalho, seguida de outra reunião no local de trabalho para transmitir o que se passou na primeira, ocupa quase um dia,  7 horas!
Reparem: deslocação, procurar estacionamento, reunião, vir de regresso, almoçar, chegar ao escritório e preparar uns tópicos sobre o que se passou, convocar os colegas, nova reunião. Serão quase 7 horas.

Sobretudo para quem trabalha num dos extremos da cidade e necessita de se deslocar a Museus, Universidades, etc... no centro.

Hoje, Segunda Feira 12 de Outubro,  o  amigo Costa tem bué de reuniões: Com o Bloco de Esquerda, com o Partido das Pessoas Animais e Natureza e com o Sr. Presidente da República. A ordem não é desrespeitadora da hierarquia, apenas reflecte a agenda do dia; começa com o BE de manhã, acaba com o Sr. PR às 16h.

Admito que depois da última e nos intervalos entre as outras, "mestre Costa" reúna ainda com os seus colegas do PS.

E já amanhã vai de novo reunir com a coligação PAF, sendo de esperar ( mas nunca se sabe) que mais "atrevimento" esteja na agenda. Alguém do elenco do "trombinhas" ?

Quando terá tempo para digerir tanto dado, tanta reunião? Não haverá lugar a confusões?

Imaginem que o amigo Costa, já baralhado, iria para o PAN discutir a proposta que leva para a PAF e no Palácio de Belém avançaria com a estratégia definida para cativar o BE...

Descansem que do ponto de vista prático nada de mal aconteceria... Como toda a gente (incluindo a coligação PAF) já está à espera do pior, se o PS virasse as conversações do avesso o mais natural seria que se marcassem ...outras reuniões para "melhor esclarecimento de alguns pontos".

Entretanto o  país está em "ponto-morto". Se isto demora muito,  passa de "ponto-morto" a "falecido" mesmo...

Já consigo ver os abutres dos livros do Lucky Luke a olhar cá para baixo.


Nenhum comentário: