segunda-feira, junho 30, 2014

O Petisco no Páteo

Hoje vou fazer uma cerimónia de lançamento de selos - Património da UNESCO: Muralhas e fortaleza abaluartada de Elvas - e pela primeira vez desde que a "gaja" me atacou vou agarrar no carro e fazer a viagem conduzindo.

O meu "senhorio" acompanha-me, não vá haver azar, e também levo a taleiga habitual de medicamentos no bucho e fora dele. Logo se verá e amanhã conto como foi.

Mas basta com as desgraças!!

Este fim de semana encontrámos um restaurante engraçado. Na Torre de Cascais, quase ao pé do antigo e de boa memória "O Azeite", embora para o lado contrário. Quem der as costas ao banco em cuja traseira ficava a entrada do "Azeite" ficará a olhar para a Travessa das Amoreiras a uns 100 metros. Arrumem o carro onde puderem (não é fácil) e procurem.

Chama-se "Páteo dos Petiscos" e vive sobretudo disso mesmo. Tem mesmo um pequeno Páteo onde se pode fumar - tarefa cada vez mais difícil hoje em dia para quem come fora de casa - e a carta é constituída em redor de vários petiscos ibéricos, desde os ovos rotos à moda do Lúcio (mas aqui com queijo) até aos pipis, moelas, camarões fritos, percebes, ameijoas, cogumelos salteados, tiras de choco fritas, croquetes de alheira, tiras de casca de batata, etc, etc...

A carne dos pregos também se recomenda.  E para além disso possui sempre uns pratos do dia e uns bifes tradicionais. Fazem uma boa Sangria de Espumante (tinta ou branca) e têm uma carta de vinhos limitada, mas com preços razoáveis.

É engraçado, o ambiente é bom (um pouco de "tias"), come-se bem e a bom preço,

Eu e o senhorio, com 7 ou 8 pratinhos de petiscos - incluindo camarão frito com alecrim -  e dois pregos, um balde de 8 minis (vêm mesmo num balde de gelo da Sagres) e dois Jamesons novos, pagámos menos de 25 euros por cabeça,

Quando chegar a altura da sobremesa (que dispenso, como sabem) a malta habitual começa a pedir o "IPedra"- É uma ardósia das escolas primárias, do tamanho de um IPad, assim baptizada!

É um ambiente informal mas , como disse, engraçado para uns petiscos depois da Praia.

Recomendável no seu género. Ficam aqui com as referências: https://plus.google.com/102247946184581502695/about?gl=pt&hl=pt-PT

Nenhum comentário: