terça-feira, junho 24, 2014

À espreita do Pombo-Mocho

À espreita: Numa posição ou postura que permite estar a espreitar ou estar alerta para algo.

O magnífico cartoon de Henrique Monteiro que aqui anexo traduzia uma realidade de algum tempo atrás, quando o Rei da Selva, farto de levar com a lama nos bigodes lançada pela altaneira Águia que ia à frente, começava paulatinamente a sua caminhada para o titulo.

Todos sabemos como essa história acabou. Mas louve-se o esforço!

O país Portugal também ele parece "estar à espreita" de qualquer coisita.

À espreita da revelação do 4º segredo de Fátima (que se suspeita  que explica a forma porque os jogadores da selecção nacional caem como tordos bêbedos durante os jogos).

À espreita da definição da situação interna no PS ( que se suspeita que vai demorar até ao período eleitoral, para gáudio da malta da "situação", que morre a rir por esta dádiva dos deuses).

À espreita da recuperação económica e financeira do País (que se suspeita que acontecerá naquele lugar perdido no espaço e no tempo, onde e quando duas rectas paralelas se encontrarem).

O que acho interessante nesta analogia do "estar à espreita" de alguma coisa é a postura cautelosa e observadora . Reparem no leão, como sorrateiramente tenta aproximar-se da águia, sendo possível ler-lhe já - por detrás dos olhinhos matreiros - antecipações salivares que devem envolver  galinha frita, côxas de frango assadas no forno e similares.

A postura é tudo e tudo nos diz.

 Veja-se  Paulo Bento na última conferência de imprensa, revelando pelos ombros descaídos e pelos cautelosos termos utilizados  a descrença que lhe ia na alma. Reparem na postura do nosso Capitão, a dizer as verdades incómodas depois do último jogo...

Até pode acontecer que passemos aos Oitavos de Final!! Mas se isso  se der, será contra o próprio seleccionador e os jogadores. Vê-se bem que já ninguém na Selecção acredita.

O País está (ou esteve) todo  "À Espreita" de alguma coisa boa neste Mundial do Brasil, para compensar o que de mau por cá tem acontecido.

Mas, como acontece aos maus caçadores, desta vez saíu um pombo-mocho a toda a gente...

Nenhum comentário: