domingo, março 31, 2013

Crónicas da Serra 4 - Almoço de Páscoa

Nunca vi uma horta e uns lameiros tão encharcados como nesta altura do ano, aqui para cima. Não se aproveita nada. O que havia na terra apodreceu e ainda não é possível plantar mais nada.

Arre, pôrra e chiça que a chuva não há meio de parar!

Desta forma lá tive de dizer adeus às costumeiras “ervas” , o esparregado grosso feito com as nossas nabiças e houve que inventar…

Como a salada ainda não apetece com este tempo ( e só a temos embalada) vou acompanhar o cabrito com uns bróculos (de compra também, não há milagres) salteados. Cozem-se em água e sal, tendo o cuidado de deixar os troncos ainda rijitos, depois partem-se aos bocados pequenos e vão a saltear com azeite e alho.

E com batatas fritas porque os 4,5 kg do cabrito ocuparam o forno por inteiro. Não há espaço para assar batatas.

Mas posso e devo fazer um arroz com os miúdos, mesmo que não o seque no forno como aprecio mais.
Receitas de Cabrito e Arroz de forno (do mesmo)  estão já em Posts anteriores, assim como a do Esparregado grosso da Beira Alta.

Acabei agora de meter o “bicho” ao lume, depois de ter ficado ontem temperado com o alho, pimentão doce, sal e vinho branco, e ainda com uma folhinha de louro. Depois , hoje de manhã, deitei uma cebola às rodelas finas e salsa.

Gordura para assar é só um fiozinho de azeite.

Não se esqueçam que o cabrito quer-se assado e não guisado ou cozido no forno em molho demasiado abundante! Por isso atenção à cebola e ao azeite que lhe deitarem: nem de mais nem de menos (para não secar).
Agora é esperar as 2 horitas do costume e ter o cuidado de ir virando e provando o molho.

Entretanto fui ao “Museu” que cá tenho em cima buscar 2 garrafas de tinto do Douro de 1997, Quinta da Silveira. Vamos lá a ver se ainda se deixam beber…

Para sobremesa um esplendoroso Queijo da Serra do Sr. João, o pastor da Aldeia da Serra que arrenda o nosso pasto e paga em queijos e borregos.

E para remate do almoço de Páscoa, o tradicional leite creme queimado da Beira Alta!
Para resultar em pleno é importante manter boas relações com os Pastores, e assim podermos garantir um ou dois litros de leite de ovelha para usar...

Aqui vai a Receita da minha "santa" cá de cima:

1 litro de leite de ovelha (caso não haja usem leite de vaca completo); casca de 1 limão; 1 pau de canela; 200g de açúcar ; 60g de farinha; 6 gemas batidas.

Fervam o leite com a casca de limão e o pau de canela.
Num tacho, misturem o açúcar e a farinha e acrescentem a pouco e pouco o leite fervido até envolver toda a mistura que, mexendo sempre, deverá voltar ao lume para ferver até engrossar.
Adicionem lentamente  as gemas batidas ao creme, e levem de novo ao lume, apenas uns 2 minutos para cozer as gemas mas sem nunca deixar de bater.
Coloquem o leite-creme numa travessa e, depois de arrefecido, espalhem por cima um pouco de açucar e queimem-no com uma "ferramenta"  de ferro que fica entretanto a aquecer ao lume..

Bom Proveito!

Nenhum comentário: