quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Vem aí o Dia 13!!!

A minha Santa cá de baixo faz anos a 13 de Fevereiro... Parece que nasceu - segundo dizia o meu Pai que devia saber do que estava a falar - numa Sexta feira 13!

Fará 81,  ou 82 ou mesmo 83 anos... Parece-me que serão 82,  mas o número exacto também não interessa nada. O que interessa é que já não há bolo que aguente com essas velas todas em cima. Nem ela as quer no bolo, porque tinha de dizer a idade certa...

Esta efeméride complica sobremaneira a harmonia familiar, e também  porque calha este ano a um Domingo.



Há que diplomaticamente saber o que lhe vai apetecer comer, tratar das Prendas (do neto e da minha, diga-se, porque o Senhorio costuma cinicamente atribiuir-me essa incumbência), saber se deseja convidar a irmã ou as sobrinhas, etc...

Não é fácil porque desde o fim de semana passado, como é costume, vem dizendo que  "no próximo Domingo não saio de casa ouviram? Fico na cama todo o dia porque já não tenho idade nem paciência para Festas! Nem à Missa eu vou!"

Não acreditem por Favor!

O incauto que acreditasse nisso,  chegava o Domingo e levava uma "rabecada" das antigas se não tivesse tudo preparado e nos "trinques", desde a mesa posta até ao bolo (sem velas) e às prendinhas...

A pessoa em causa ainda por cima tem ultimamente tomado atitudes cada vez mais estranhas (mesmo para ela).

Revelou-se adepta do Futebol, anda sempre a perguntar ao neto em que canal dá o Jogo do Benfica (vá lá , vá lá , que podia ser pior...)  e já uma vez ou duas me confidenciou que "O Fabião está a jogar muito bem!". (Depois de muito pensar lá concluí que o "Fabião" seria o Fábio Coentrão...).

Quando  casou,  o meu Pai era Guarda-Redes (suplente) no Estoril-Praia de saudosa memória , daquela equipa maravilha que tinha um húngaro por treinador e que chegou à final da taça de Portugal em 1944 ou 45. Mas fora isso e apesar de toda a família ser conhecida na Rua das Tílias pelo seu benfiquismo (excepto o meu senhorio que entendeu ir pastar para Alvalade, vá-se lá saber porquê...) nunca mais lhe reconheci ímpetos desportivos senão agora. Deve ser o Alzheimer.

Para além disso revelou também no Sábado passado que "tinha mandado furar as orelhas...!!"

Ora eu, que não percebo nem muito nem pouco disso, mesmo assim penso que os 82 anos serão uma idade um pouco tardia para tomar essa decisão... A não ser  -  como disse a irmã, a quem questionei de imediato com medo da arterosclerose galopante que poderia estar a desenrolar-se - que as orelhas já tivessem sido furadas lá para trás, no século passado e , por terem fechado os buracos, necessitassem agora de  recauchutagem.

Mesmo assim é esquisito...

A prenda de todos os anos é sempre igual: Perfume do Netinho (l'Air du temps , sempre o mesmo) e Creme facial do Filhinho (Lancôme) tudo pago pelo mesmo corno, está claro!

Mas este ano já começou a Senhora a falar de brincos e que "só pode usar ouro por causa das alergias"...

(Aqui é igual a mim...Também só  posso comer Peixe e  Marisco do nosso, fresco ,  por causa das alergias...Deve ser doença de família)

Estou mesmo a ver que tenho de puxar dos cordões à bolsa e ir ao amigo Francisco, da Ourivesaria da Estefânia, ver o que para lá existirá para pendurar nas orelhas, de ouro e a preços módicos...

Do que me lembrei foi que o Neto daria o brinco da orelha esquerda e eu o da orelha direita... mas ela  é capaz de não achar graça nenhuma ...Mesmo apesar da Crise...

Só me arranjam preocupações...

Nenhum comentário: