quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Restaurante Anti-Crise

Haverá (ainda) disso? Perguntarão os Leitores...

Eu acho que sim - estive lá ontem , num desses - mas também me parece que a "moda" está cada vez mais a pegar...Ou  os restauradores baixam os preços ou afundam-se,  neste País em recessão económica (de facto e formalmente só daqui a 3 meses podemos dizer, depois de 2 trimestres seguidos de quebra no PIB, mas todas as expectativas são essas).

Com o desembolso forçado da carteira dos cidadãos contribuintes cada vez haverá menos dinheiro para os "bifes" fora de casa... E mesmo lá dentro das casas é de esperar o advento do reino de El-Rei Frango de Aviário, personalidade que costuma "subir ao poder" sempre que as dificuldades se avolumam na gestão dos orçamentos familiares. E, aqui para mim, este nefando soberano é bem capaz de vir a reinar nas mesas pátrias por muitos e maus anos... A ver vamos.

Pois ontem, em Ílhavo, lá fomos espreitar o já conhecido e aqui recenseado:

Restaurante D. Coutinho
Rua Malhada , Ílhavo
3830-141 ÍLHAVO
Telefone - 234 321 832

O D. Coutinho é o oásis do bacalhau. Em terras de marinheiros, capitães , salgas e secas do fiel amigo, nada melhor do que lhe prestar preito e homenagem,  fazendo uma refeição toda ela construída em torno da "múmia pisciforme" (na lapidar observação de meu Mestre Quitério).

Assim fizémos. Quatro cristãos sentaram-se à mesa e "aviaram":

Ovas de bacalhau em salada; salada fria de lascas de bacalhau assado; Línguas de bacalhau fritas; Bacalhau guizado com pimentos e massinhas; Bacalhau assado com broa.

De sobremesa fugiu-se à bacalhoal ditadura, e sorveram-se: Pêra bêbeda, crepes de frutos silvestres (2); uma manga.

Bebeu-se um Espumante Bruto da Bairrada  (Aliança) e um Tinto Vallado de 2008 (soberbo e a propósito).

4 cafés e a conta (ou melhor dito, a continha)...

70 Eurinhos...   E esta Hein?

Mesmo admitindo que as linguas vinham sem acompanhamento e que o bacalhau guizado e o bacalhau em broa seriam apenas 2 doses...

Ah ganda Coutinho!  Se não te enganaste nas contas tens clientes! Quase que dá a mecha para o sebo, ou seja, a factura maneirinha compensaria o Diesel gasto na viagem.

Nenhum comentário: