quarta-feira, outubro 27, 2010

The best laid schemes of mice and men....

No seu  Poema "For a Mouse",  Robert Burns cunha a famosa frase: "The best laid schemes o' mice an' men  go often awry - Os melhores planos , tanto os dos Ratos como os dos Homens, vão muitas vezes por água abaixo..."

Esta frase ficou na literatura inglesa  (e um pouco também nas outras), como exemplo daquilo que pode correr mal, não obstante todos os cuidados que houve em qualquer tipo de planeamento anterior.

Assim se passou nesta visita ao maciço central. Chegados a Viseu nada se pôde tratar (renovação de passaporte). Como a viagem a Inglaterra do impetrante incumpridor e obtuso investigador senhorial era já na Sexta Feira, Va de Retro para a Lisbía outra vez com as malas às costas. De tanto ler tenho receio que a criatura que compartilha as 4 paredes comigo, lá no Estoril, tenha "treslido" como aconteceu com o Quixote... Enfim.

Tal era a fúria mal disfarçada do Blogger pelo facto que lhe deu cabo de uns dias de descanso na santa terrinha,  que só parou na Tasca do Joel, em Peniche, para um almoço de raiva.

Já almoçaram (ou jantaram)  "de raiva"? Recomendo muito essa táctica quando não sabemos bem em quem devemos ir bater ou  - como era aqui o caso - quando sabemos mas não nos convém ir mais além com o porreto, dado o "enquadramento"...

A Tasca do Joel, vindo as pessoas de Seia, atinge-se pela seguinte ordem de vias: estrada Nacional Seia-Nelas; IP3 de Nelas até Coimbra;  Em Coimbra tomar a A1 por aí abaixo até mais ou menos Santarém. Depois disso apanhar uma "coisa" chamada A15 a e fazer os 70 km que separam a A1 de Peniche. Chamo à A15 uma "coisa" para não dizer que se trata da mais fantasmagórica das Auto-Estradas fantasmas que este Governo mandou construir, também conhecida na gíria dos motoristas de longo curso como a "estrada do lá vêm um"... Tudo visto e andado, talvez umas 3 horitas.

Em Peniche já sabem que o melhor caminho para a Tasca do Joel é o do cemitério(cruzes canhoto!!). Depois,  numa das curvas do dito Jardim das Tabuletas apanha-se a Rua do Lampadusso . No final desta, à esquerda, a Tasca espera por nós.

Como lhes disse, RESERVEM! Ontem era Terça feira e o restaurante estava cheio como um ovo à hora do almoço!! Telefonem:  262 782 945

O nosso almoço de raiva foi bem raivoso, como se pode observar:

Entradas: Salada de Búzios; Presunto 5 Jotas; Queijo Terrincho de Moncorvo; Coelho grelhado à Tasca
Pratos Principais: Javali à Tasca; Bacalhau Premium Assado (magnífica meia posta de altura considerável e bem lascável)
Sobremesas: Bolo de Bolacha (para não ter que dar umas bolachadas em alguém ali tão perto...) e Ananás.
Vinhos: Espumante do Joel (da casta Alvarinho de 2006, soberbo);  Poeira de 2004. Para mim o melhor dos tintos do Douro nesse ano. E (chiu!!!!) apenas a 37 euritos... Incrível!

Pagámos 117 Euros, mais que razoável para tanta comilagem.

E, a bem dizer, foi já com pouca raiva que me dirigi para o pátrio solo.

Pela comida e porque o vagabundo pagou a conta...Como era sua obrigação.

Nenhum comentário: