quarta-feira, outubro 13, 2010

A esperança num Super-Herói Nacional

Em tempos como estes é certo e sabido que as gentes tristes inventam refrigérios vários , indo buscar ao alforge antigo dos mitos e das histórias  as personagens que poderiam "salvar" a nação. aqui "desfolhamos" algumas, seus pontos fortes e fracos:

O D. Sebastião parece não colher aqui muitos votos dado que faltou ao respeito à religião muçulmana, pecado capital nos tempos que correm... Terá, contudo, a seu favor, o sempre importante apoio do  lobby Gay luso. A ponderar mesmo assim.

D. Afonso Henriques? Nem pensar! Para além de ter passado a vida a matar muçulmanos ainda por cima terá um problema mal resolvido com a Mãe. (Ele e outros, é preciso que se diga... Mas adiante que não estamos em Amarante). E para piorar a questão, segundo parece terá dado uns tabefes valentes  no enviado do Papa... Do Papa... Estão a ver que ter contra ele duas das mais importantes religiões do mundo não ajuda nada.

Afonso de Albuquerque - Bem, admitindo que seria possível escrever-lhe uma biografia editada onde se passasse à frente das orelhas , narizes e mãos decepadas aos hindus e muçulmanos (lá está...), como é que iríam os actuais negociadores do FMI e outros que tais encarar alguém com os títulos de: O Grande, César do Oriente, Leão dos Mares, o Terribili e o Marte Português?

Não Senhores. para mim a solução ideal seria fazer apelo a uma Mulher. Portuguesa pelo casamento, espanhola pelo nascimento: Dª Isabel de Aragão esposa fidelíssima de D. Dinis.

As vantagens são inúmeras: É santa. Exactamente o que será necessário para aturar os tempos que por aí vêm. E depois, parece que terá algum talento para "transformar" coisas... Quem transforma pão em rosas bem pode transformar as dívidas em créditos? Ou então - o que vai dar no mesmo - areia da praia em pó de ouro? O mais difícil será transformar os néscios e corruptos em pessoas de bem, mas é claro que há limites. Mesmo para uma Santa...

Se o pior tiver de acontecer, será de reunir Santo António e mais os seus "muxaxos"... Aqui vai a listazinha dos santos portugas :

São Teotónio (1082-1162), o fundador do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, o primeiro santo português.

São Frei Gil (1184-1265)

São Gonçalo de Amarante (1187-1259)

Santo António de Lisboa, (1195-1231), frade franciscano, Doutor da Igreja

Isabel de Aragão (Rainha Santa Isabel) (1271-1336), Rainha de Portugal

São Nuno de Santa Maria Álvares Pereira (1360-1431), militar e Condestável do Reino.

Santa Beatriz da Silva (1424-1492), de Campo Maior

São João de Deus (1495-1550), religioso dedicado à assistência aos enfermos

São Gonçalo Garcia (1557-1597). Filho de portugueses, nasceu na Índia e foi martirizado no Japão. Canonizado em 1862.

São João de Brito (1647-1693), missionário jesuíta

Todos juntos pode ser que consigam mudar o País de Continente, ou então mudar a gente do País, ou libertar o País desta gente... Ou qualquer coisa assim...

Nenhum comentário: