segunda-feira, junho 28, 2010

Pobretes mas Alegretes...

Outra sondagem patrocinada pela Gulbenkian e executada\enquadrada pelo ISCTE, será hoje apresentada na sede da Fundação, à Praça de Espanha.

Na mesma dá-se conta que os portugueses estão cada vez mais pobres - 20% atingiram já o limiar da pobreza - mas,  por estranho que pareça, parecem contentar-se com a sua "má fortuna"... Os níveis de "felicidade" ou de "contentamento" não parecem diminuir assim tanto, em proporção ao afundamento dos parcos ordenados e à cada vez maior dificuldade em fazer esticar a "massa" até ao fim do mês.

Parece que os autores do Estudo acreditam que esta aparente contradição se pode dever ao facto dos níveis de auto-estima pátrios estarem também cada vez mais baixos:  cada vez mais são precisas menos coisas para nos contentarem a todos. Tal como o cavalo do Inglês, quando já estava treinado a não comer...morreu.

Esta  era a antiga e destestável teoria do salazarismo decrépito:

 "Uma casa portuguesa, pão e vinho sobre a mesa... Desde que tenhas trabalho,  três colheres de sopa à noite, meia sardinha e um pão rijo ao almoço,  dão bem para cada pessoa... e ainda podes ir á horta colher um cacho de uvas para a sobremesa...E ao Domingo tens direito a bacalhau! E se adoeceres ...confia na divindade , que os remédios são para os ricos e os hospitais cemitérios de pobres."

Que "apagada e vil tristeza"!! Resignados e cabisbaixos como os bois a caminho do matadouro...

Se bem que, com o Mundial de Futebol em rota elevada,  é que poderia ser interessante estimar até que ponto uma boa performance da equipa nacional elevaria essa auto-estima...Lembram-se do que se passou em 1966, quando a equipa de todos nós regressou de Inglaterra?

Fado, Futebol e Fátima... Outra vez?! Tenham santa paciência que para esse peditório já demos ...

Mas olhem que já faltou mais ...

Nenhum comentário: