quarta-feira, junho 16, 2010

Crónicas do Mundial 1

Tive algumas dúvidas sobre se deveria iniciar estas crónicas com a numeração árabe ou romana... A numeração árabe serve para crónicas mais numerosas, a romana prefiro utilizar em crónicas de número bem mais limitado. Após o 1º jogo da Seleccção não sei se aqui continuarei a  botar palpite depois de terminada a 1ª fase deste Mundial... Mas como podia dar azar fazer ao contrário, vesti-me de portuguesismo (alma até Almeida, dos Fracos não reza a história, Audaces fortuna Juvet e etc...) e lá me decidi pelos números árabes.

Que melancólica e vil tristeza....  a passo e para trás foi o jogo que nos deram para ver. E mesmo se o golo do Cri-Cri foi mal anulado (tenho muitas dúvidas) como podemos ter chegado ao final com 7 remates à baliza, apenas mais um do que o adversário, e com a posse de bola dividida mesmo ao meio (50%,50%)?

E depois do final do jogo aquelas "cenas e birras" queirozianas a que já (não) estávamos habituados...  Tenha o Homem santa paciência e ponha mas é os mininos a jogar pr'á frente!

A seguir, e confiantes na goleada do samba, vimos algo espantados o  Brasil a ter que subir ao morro   para vencer uma Coreia do Norte extremamente bem "ensinada",  a tapar tudo o que eram linhas de passe...  E a correr todos os 90 minutos! Coração, pernas e pulmão que sobravam para dois jogos!

Como será esse jogo contra este Portugal que toca às vezes na relva como senhora enfadada que pisa sem querer uma bosta de cão? De um lado a sanha dos operários para quem comer a relva se calhar nem é grande novidade, dadas as condições extremas a que o Grande Líder os obriga a viver; do outro lado alguns dandys mais habituados à Via Venetto ou ao Bairro de Salamanca?

Assim à primeira vista , o futuro de Portugal não parece muito risonho...

Claro que pode ser que apareça por lá algum Eusébio.. .
Dizem que os Norte-Coreanos nunca mais se esqueceram do jogo de 66 e da figura que lhes enfiou 4 golos...
Pelo sim pelo não levem um cartaz com uma fotografia dele em tamanho natural, ponham-no à frente , nas primeiras filas, e abanem-no muito durante o jogo.  Pode ser que os assuste. Nunca se sabe...

Nenhum comentário: