segunda-feira, junho 07, 2010

Alarvices

Se calhar lembram-se daquela série de culto "LOST" que acabou  há duas semanas nos USA e aqui em Portugal?

Trago à liça esta série porque neste fim de semana o meu senhorio e eu próprio fizémos uma maratona para ver todos os 18 episódios (seguidos) da última temporada, a 6ª.

Temos estas manias há já algum tempo. Vamos gravando todas as semanas e depois arranjamos algum fds para nos "pregarmos à cadeira" e ver tudo de enfiada.

Fazendo as contas, e admitindo que se passam a correr os intervalos e os anúncios, serão mais ou menos 720 minutos, 12 horas... Fora as idas ao bacio...

Mesmo dividindo por Sábado e Domingo é obra! Apesar dos sofás terem  estofos  novos, ainda me doi o real assento por causa desta alarvice.

A idade não perdoa! Quando fiz a maratona do Senhor dos Anéis (os três filmes na versão longa do autor, de seguida também) não me recordo destas picadas ao fundo das costas.

Mal comparado só encontro paralelo naquela célebre noite de há muitos anos atrás (lá para os 90's) quando 3 malucos  jantaram três vezes na mesma noite - entre as 19,00h e a Meia-Noite -  e acabaram o serão na sala de convívio da BT às Janelas Verdes, a beber uns copos com o Oficial de Dia, nosso particular Amigo... Esta história, com todos os detalhes deliciosos,  também a hei-de escrever nas minhas memórias!

Ou ainda,  aquela célebre patuscada em casa de um Amigo, onde (vá-se lá saber porquê) dois imbecis desataram ao despique para ver quem comia mais sardinhas assadas... Eu, que perdi a aposta,  terminei às 48 e nunca mais me esqueci do enjoo com que encarei as sardinhas a partir desse dia... Só na temporada seguinte (após um ano) lhes pude tocar outra vez...

Noutro local  da nossa predilecção - a quinta do amigo Álvaro - também assisti a uma proeza que me deixou quase vesgo... Uma delegação cubana que visitava Portugal a convite (que saudades dos charutos que vinham na bagagem!!) foi convidada para um dia passado lá no campo, perto de Abrantes. Traziam músicos populares, instrumentos, e tudo.   O meu Amigo , depois de muito garrafão de vinho, água pé e grades de cervejas despejadas, quando ao fim do dia de "trabalho"  fez as contas aos garrafões de bagaço "vertidos" ia-lhe dando uma coisinha má... Cerca de 4 garrafões de aguardente (20 litros)! E a delegação teria apenas uns 12 "artistas"...

Por último uma evocação de meu Pai Victor. No dia do Pau de Bandeira do Palácio de S. Bento, após as grandiosas obras que Marcello Caetano mandou fazer antes de se instalar, meu Pai e o Sr Casinhas (homem  excelente! Grande empreiteiro de Mármores de Negrais) disputaram o trono do rei do leitão, colocando à frente de cada um deles  um leitão inteiro de Negrais (para aí uns 6 a 7 kg cada ) e desatando a comer para ver quem acabava primeiro...E já me esquecia dos acompanhamentos - um cesto de pães de kg, de Mafra , quentes;  batatas fritas às rodelas e muita salada! Garrafas de Espumante tinto não as contei, mas seguramente que foram mais do que 3 por cabeça...

Ganhou o meu Pai. Eu teria uns 14 ou 15 anos nessa altura e tudo presenciei.

Desde esse dia e até morrer nunca mais deixou o Sr Casinhas de lhe enviar  - todos os Natais - um Leitão lá para casa... O Sr Casinhas que tinha a alcunha do "três cús" (imaginem porquê) e que não cabia à frente do volante do seu Mercedes, tal a dimensão do ventre...tinha de ser o neto a conduzi-lo...

Podem por isso ter uma ideia que por muito grande que se pense ser a alarvice que cometemos há sempre quem a tenha feito ainda maior... E por vezes nem é preciso sair de casa para encontrar (maus) exemplos...

Nenhum comentário: