segunda-feira, outubro 12, 2009

The Day After - Autárquicas


Estou a ficar como o Vinho do Porto... As minhas previsões realizaram-se todas, incluindo o desfecho na Cidade de Faro... Vou ter de comprar Lotaria esta semana.

Agora a sério:

Quem Ganhou

- O PS, José Sócrates e António Costa. Maior número de votos totais, maior número de mandatos. Aposta de António Costa resulta em Lisboa (apesar de alguns calafrios).

- O PSD que ficou (como se esperava) com o maior número de autarquias em seu poder (mesmo assim perdeu terreno face a 2005). É esta uma vitória relativamente amarga que talvez sinalize o fim político de Manuela na liderança.

- O CDS\PP, por força das coligações em que andou metido. Mantém a Câmara de Ponte de Lima e é capaz de ganhar a de Mondim de Basto (vê-se para a semana, depois da repetição das eleições no local do Ermelo, onde houve cena à Far West). Mas foi, tal como para o PSD, uma vitoriazinha pequena e limitada.

Quem "Empatou":

- A CDU . Porque manteve o seu poder no sul e na cintura industrial de Lisboa, porque teve mais votos e mais mandatos do que em 2005...Mas perdeu Beja e mais outras 4 autarquias.

Quem Perdeu:

- Na minha opinião foi o BE. Depois das expectativas das legislativas demonstrou aqui que tem ainda muito caminho por fazer e muitas feiras e mercados para visitar antes de poder arrogar-se ser um Partido com peso autárquico. Mesmo assim manteve a sua "cavaleira tauromáquica" em Salvaterra de Magos... E Olé!

Nenhum comentário: