sexta-feira, outubro 09, 2009

Breves notas sobre as Eleições Autárquicas


Sobre a "Vitória " do PS:
Já aqui o tinha dito: Se o PS perder Porto e Lisboa, perde as Autárquicas do próximo Domingo não importa o resto.
Mas, como tudo indica que ganhará Lisboa e perderá o Porto - ninguém arranca Rui Rio, sobretudo com a oposição que lhe escolheram e, quanto a Lisboa, António Costa tem actualmente 7 pontos de vantagem sobre Santana Lopes - para José Sócrates "cantar" outra vez Vitória na noite que aí vem será ainda necessário que o PS some mais votos no País todo do que a coligação PSD\CDS. Isto digo eu, porque mais Câmaras do que o PSD\CDS não terá este PS (ou outro qualquer, neste momento...)

Sobre a "Vitória do PSD:
Manuela Ferreira Leite tem já garantido para o PSD , e\ou para a coligação PSD\CDS, o maior número de Câmaras de Portugal. Isso já ninguém lhe tira a estas horas das Eleições... Será a forma de terminar com dignidade o seu mandato (onde já ouvi isto?). Mesmo assim, se o número de votos no PS for superior ao número de votos nacionais da sua coligação, Manuela tem de ser comedida nos "cantos de Vitória"...

Sobre as "Vitórias" dos pequenos:
BE e CDU ganharão se aumentarem a respectiva votação em números absolutos (para os dois Partidos) e ainda se aumentarem o número de edilidades que controlam .

BE tem actualmente apenas Salvaterra de Magos, e mesmo assim é onde a "toureira" Ana Cristina Ribeiro se entretém a farpear ao estribo os ideólogos "verdes" do Bloco...

Mas a CDU é toda uma outra história... A sua presença na liderança autárquica é notável e mais do que proporcional ao peso nacional do PCP, já que controla 9 Câmaras no distrito de Setubal, 3 no distrito de Santarém, 3 em Portalegre, 1 em Lisboa - Sobral de Monte Agraço, 2 em Leiria, 6 em Évora e 7 em Beja.

O CDS\PP está nas suas "sete quintas", já que concorre em muitos locais pendurado na lapela do PSD e não tardará a associar-se velozmente (diríamos, a "colar-se") aos gritos de Vitória que soarem da Rua de Buenos Aires... Mesmo assim, arrisco a dizer que Paulo Portas perderá estas autárquicas se perder a Câmara que actualmente controla, Ponte de Lima, o que será muito pouco provável, ou então se obtiver menos vereadores do que os que actualmente possui.

Sobre os possíveis "Escândalos" da noite eleitoral:
No meu entender haverão poucas surpresas - Porto será do Rio, Lisboa do Costa, Cascais será do Capucho, Sintra do Seara, Oeiras do Isaltino (enfim...) , Almada da Emílinha , e por aí fora... Apenas em Faro pode acontecer que Macário Correia "destrone" José Apolinário (a ver vamos, mas o meu "fígado" diz-me que será bem possível, apesar do empate técnico que as sondagens dão).

E pronto, se me enganar aqui estarei na Segunda Feira a pedir desculpa...

Nota: Porque motivo ilustrei este Post com a "chapala" do António Costa? Ora essa... Não conhecem os leitores publicidade subliminar quando a encontram?? Façam o favor de lá ir Votar no Domingo e...Votem bem....
O que me chateia mesmo, mesmo, é o Isaltino, mas - ao contrário de alguns (Alberto João Jardim e Vasco Graça Moura) que chamam todos os nomes feios ao bom Povo português que votou e deu a vitória legislativa ao PS, desde "cobardes" até "malucos e sandeus" - eu respeito os resultados eleitorais... E a escolha dos Eleitores é sagrada.

Nenhum comentário: