quinta-feira, junho 25, 2009

Quem chegava ontem a Lisboa?


Partida de Guimarães - a cerimónia foi no Paço Ducal, obra emblemática do regime de Salazar, que está agora outra vez a ser (e muito bem) remodelado - pelas 20,30H . Chegados ao Porto (final da A3) começámos a fazer as contas de cabeça para a chegada a Lisboa e ao pátrio colchão, já que estávamos em andanças desde as 6.00H dessa manhã.

Rumores sobre um gravíssimo acidente em Aveiras (A1) que encerrava a Auto-Estrada do Norte, fizeram-nos tomar a decisão de enfiar pela A25 para Aveiro, daí pela A27 (a tal auto-estrada fantasma de que até tenho medo de falar aqui no Blog, não vá ser conhecida por mais gente do que pelos 7 que por lá passamos desde que foi inaugurada) em direcção à A8 etc... até à CREL.

Mas....Todas as entradas na A25 vindo da A1 estavam fechadas! E tentámos pela direcção de Viseu-Aveiro, pela antiga estrada nacional Porto Coimbra, etc...

Ligou-se à Guarda Republicana: Para além do encerramento da A1, sem fim à vista, estava também vedado o acesso à A25 , a Norte , por "motivo de Obras"...

Estavámos já a ver que tínhamos que vir do Porto pela Lisboa pela Estrada Nacional, como no tempo do Solnado, onde "era habitual os automobilistas perderem a Auto-Estrada logo depois do Carregado..."

Para pensar melhor e desanuviar as mentes, cansadas da espera presidencial e das muitas horas passadas a pé, tomou-se a providencial decisão de ir ali à Mealhada comer umas sandochas de leitão.

Eram 22.00H.. O receio do fecho dos Restaurantes e respectivas cozinhas era mais do que evidente.
Mas, chegados à Meta , eis que nos informaram que só encerravam as portas ás 23.00H!!! Os Deuses, como diz o Peninha, começavam a mostrar-nos a outra face!

Abancou-se, bebeu-se-lhe um espumante Moscatel (Casa de Sarmento, obviamente! Reservado ao consumo nesta casa e soberbo!) e, já depois das 23.00H , lá tomámos outra vez a A1 .

Esta via ficou desimpedida pouco tempo depois , lá para a meia-noite, o que nos permitiu chegar aos "lençóis" um pouco (mas mesmo muito pouco) antes das 2 da manhã de hoje.

O resto, os Selos, o Lançamento em Viseu e em Guimarães correu como de costume, em boa companhia e muita formalidade (sobretudo em Guimarães) .

Ah, já me esquecia, O Dr Cavaco apresentou-me lá em Guimarães um senhor muito alto , de óculos, a quem chamou "Sr. Ministro da Cultura" ... Algum dos leitores sabe o seu nome?

Não será ele , também, o ministro fantasma deste Governo?

Nenhum comentário: