segunda-feira, junho 29, 2009

A Casa dos Pneus: Tónico para a Crise

Não, não necessitei de mudar as rodas. Este "Os Pneus" , por estranho que pareça, é um Restaurante na estrada velha de Loures para Bucelas...

Restaurante Os Pneus
Loures - São Julião do Tojal
Estrada Nacional 115 Pedreira Branca - S.Julião Tojal
2660-420 SÃO JULIÃO DO TOJAL


Fecha às Segundas Feiras. Aceita Multibanco.

Para lá chegar tome-se a CREL, saia-se no desvio que diz MARL. Aí, logo na Rotunda, tome-se a direcção Bucelas. Por baixo do Viaduto da própria CREL, a cerca de 1,5 Km, está o local de que hoje vou aqui falar-lhes.

Porventura começou por ser um estabelecimento de venda e recauchutagem de Pneus, pelo menos o nome que mantém assim o indica, mas há já muitos anos que a actual gerência o transformou em Restaurante. Restaurante popular, de boa e simples comida à portuguesa, sem atavios de modas nem metrosexualismos. Amplas doses (e isto é dizer pouco) , simpatia dos trabalhadores, serviço rápido embora medido ao tempo da grelha.

Casa grande, enorme, que senta mais de 200 pessoas. Decoração "atípica" com pneus nas paredes onde foram "incrustadas" lampadas fluorescentes (enfim...). Grelha descomunal à entrada , perto de uma pequena esplanada que já conheci coberta por uma parreira a lembrar o Minho, mas que hoje está "despida". Mesas de atavio muito simples: papel a cobri-las e guardanapos também do mesmo. Copos adequados.

Restaurante familiar e de poucos negócios (os possíveis ali ao lado do MARL) mas cuja principal característica são os preços mindinhos e o tamanho exagerado das doses... Se juntarmos as duas coisas compreendemos porque motivo está quase sempre muito bem composto, sobretudo aos Domingos e apesar de ser assim grande mesmo.

Comem-se nesta casa os grelhados de temporada: o Bacalhau na brasa, as sardinhas, os chocos, a inevitável dourada de viveiro e robalo também ele viveiral (não há milagres). Fazem uma Feijoada de Chocos recomendável e têm sempre Pratos do Dia (de tacho). Nas 5ª feiras de Outono-Inverno (hoje quase todo o ano...) e nos Domingos, há sempre o monumental Cozido à Portuguesa, onde uma dose dá bem para 4 pessoas que comam razoavelmente , por 18.5€ enfardam todos mesmo, não estou a brincar.

As postas de Bacalhau assado na brasa ou à Lagareiro são descomunais, a meterem respeito mesmo ao paradigma "Fuso". Dão bem para dois "lavradores"...

Ora vamos ver quanto gastaram 4 pessoas neste Domingo:

Começo por dizer que lhes preguei uma partida...Deixei escolher e só depois pedi o Cozido à Portuguesa. (1 dose). Quando viram chegar a travessa à mesa ia-lhes dando uma coisinha má...

Entradas de presunto nacional (bonzinho) , paio nacional (assim-assim) e queijo de mistura (bonzinho).

3 garrafas de vinho verde tinto da casa (muito razoável, de Ponte da Barca).

1 dose de sardinhas (eram 7) com suas saladas e batata cozida;

1 dose de entrecosto grelhado com batata frita (a batata vinha mázinha, pelo menos para mim, que gosto delas a "estrelicar")

1 dose de cozido à Portuguesa (descomunal, de tal maneira que as "companheiras da sardinha e do entrecosto" ainda lhe enfiaram os dentes depois de provarem dos seus pratos... E mesmo assim sobrou.)

3 cafés. Uma dose de Cerejas e um bolo de bolacha.

Preço: 62 Euros...

E esta hein??!! Se tirarmos da conta as Sardinhas e o Entrecosto ( o que qualquer pessoa normal faria se soubesse de antemão do tamanho do Cozido) teríamos almoçado por ...40 euros... São preços de província!

E o mais interessante é que os materiais do Cozido eram bem bons! Desde os enchidos , industriais mas muito aceitáveis , até às carnes de porco e de vaca, a desfazerem-se na boca de tenras e bem cozidas que estavam. Não havia Couve Portuguesa - embora não pareça estamos no Verão cambada! Mas lá estava o predominante Repolho de substituição

Toca a marchar para os "Pneus" em alturas de Crise!

Nenhum comentário: