terça-feira, maio 19, 2009

Imagens da Gastronomia Regional no Gato Mia

Chegada a prometida reportagem fotográfica pelas boas graças do casal Ventura&Susana Lda já aqui posso complementar o Post sobre "O Gato Mia" com belas imagens do que lá se comeu, e, já agora, com a Receita da verdadeira Alcatra da Terceira, recolhida junto de quem tem obrigação de saber...

Receita Tradicional da Alcatra à moda da Ilha Terceira

1 Kg de carne de vaca (alcatra)
1/2 Kg de carne com osso e tutano
1 mão de vaca
200 gr de toucinho fumado
125 gr ou mais de Manteiga dos Açores
Vinho Branco
Alho q.b.
Cebola q.b.
Louro q.b.
Sal q.b.

Cozer a mão de vaca em primeiro lugar. Coza na panela de pressão durante 30 a 45 minutos com água e sal. Tem que ficar bem cozida. Ponha as carnes em vinho, alhos e sal, de um dia para o outro ou no mesmo dia durante umas 4 ou 5 horas. Numa panela de pressão, coza as carnes cortadas, a mão de vaca desossada e cortada, o toucinho cortado aos bocados, a cebola, o louro. Cubra as carnes com o vinho da marinhada. Deixe cozer tudo durante cerca de 30 a 45 minutos de forma a que fique tudo bem cozido. Não perde qualidade nem sabor por ir primeiro à panela de pressão. Depois de tudo cozido, disponha num Alguidar de Barro (ou tacho de barro) as carnes, a mão de vaca e o toucinho. Cubra tudo com o molho da cozedura. Barre tudo com manteiga em abundância. Leve ao forno, deixe ferver bem e vá virando as carnes para alourar de todos os lados.
Conselho: Ponha o alguidar no forno dentro de um tabuleiro de alumínio. Por vezes os alguidares estalam e o molho perde-se. Se tiver o tabuleiro o molho fica aí retido e não suja o forno. Pode acompanhar com arroz branco, embora a tradição é comer a alcatra com pão molhado no molho que fica uma delícia.
Nota: Receita retirada do Roteiro Gastronómico de Portugal.

Bacalhau Carilado
3 postas de bacalhau demolhado
10 a 15 batatas médias
2 cebolas
1 dente de alho
2 colheres de sopa de caril
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
1,5 dl de vinho branco
2 colheres de sopa de manteiga dos Açores
2 colheres de sopa de azeite
7 dl de leite de coco
sal q.b.
pimenta moída na altura q.b.
piripiri q.b.

Faz-se um refogado com a cebola, alho picados e a gordura. Estando louro, acrescenta-se o pó de caril, desfeito num pouco de água. Deixa-se ferver 5 minutos e depois junta-se o tomate, diluído no vinho. Em fervendo mais 8 minutos, adiciona-se o leite de côco a pouco e pouco.O tacho deve estar destapado, sobre lume médio. À parte escalda-se o bacalhau, limpando de peles e espinhas e parte-se às lascas. Cozem-se as batatas com a pele, retira-se-lhes depois a pele e cortam-se às fatias médias.
20 minutos antes de servir, deita-se o bacalhau e as rodelas de batata num tabuleiro, envolvendo no molho de caril, em camadas, e vai ao forno médio para dourar. Rectifique os temperos. Sirva decorando com Camarões cozidos embebidos no mesmo molho.

Nota: Receita "adaptada" pelo vosso Blogger face ao que comeu no Gato Mia...

Nenhum comentário: