terça-feira, maio 05, 2009

A Crise afecta as Sondagens?

A resposta deve ser: De momento um pouco, quase nada, talvez lá mais para a frente...

De facto a sondagem de Pedro Magalhães para a católica , DN e JN que ontem viu a luz do dia e que podem consultar on line no Blog habitual do Pedro ("margens de erro") deu os seguintes resultados:

PS - 41%; PSD - 34%; BE - 12%; PCP - 7%; CDS\PP - 2%

Nada mau para um Governo dentro da Crise e para um PM afogado no FreePort, não acham?

E que dizer do BE? Estão eles, os demagogos da esquerda, os do bota-abaixo sem alternativas , a capitalizar (vade retro!!) os efeitos do desemprego e da precariedade? Mas então onde estava o PCP quando começaram estes descontentamentos? Mistérios...

E o CDS\PP cada vez mais próximo do "Partido do Táxi" ...

Até ao lavar dos cestos é vindima e resta-nos aguardar serenamente pelos próximos capítulos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não quero nem pretendo fazer futurologia, nem ponho em causa o rigor cientifico das sondagens efctuadas, mas por uma certa intuição do sentimento corrente, no contexto social e politico a que estamos infelizmente remetidos e envolvidos, pela forma como reage o português, manisfesta a sua "vontade" e um certo espirito bem portuga, creio que as sondagens valem o que valem , mas que os dados que aqui se reflectem poderão qurerer dizer:
PS e PSD desacreditados e esgotados, mas há que não leventar a lebre, tendência do eleitorado para partidos que defendam a segurança ( grande angustia existencial e social).Qualquer dia isto vai dar bronca e não há sondagem nehuma que o reflita....A Crise exige acção, rigor e não estatisticas, números, sondagens. O Zé pagode já está farto da mesma lenga lenga,sempre mais do mesmo,(Sglitz) mas todos os dias leva no lombo( alguém sabe a verdadeira dimensão desta crise? Os responsáveis? Há vontade de os Responsabilizar no quadro do Sistema Vigente? ( 0 que se defende e não o pseudo).Quando se diz nim à corrupção, ao tráfico de influências, ao clientelismo bacoco e despodurado, quando de vota por unanimidade uma lei de financiamento dos partidos daquele jaez?) Que esperar?.....parece que o Estado virou a Santa Casa da Mesiricórdia e é um poço sem fundo.
Menos Demagogia, menos manipulação, menos espectáculo, mediatização e mais acções concretas, de proximidade,mais verdade e transparência, porque o rastilho Social já está aceso...já chega de cada vez de mais do mesmo...agora só uma questão? as matrizes base das sondagens para a inferência estatistica estarão ajustadas ao contexto Sócio Económico em que a Sociedade prtuguesa se encontra? Ou são um dever de publicar....aguardemos, mas ficam-me muitas reservas sobre estas Sondagens....para não alarmar há que dar a entender o ambiente externo que se vive, e não criar grandes problemas ao Poder e ao Centrão....ah! os centros de sondagem e os jornais precisam de sobreviver.... e quem tem cú.....E lá vamos cantando e rindo....neste país,mas ainda há país, á beira mar plantado.....uma granja que já não é e um banco? Será que é? Oliveira Martins disse, se não me falha a memória....mas "Lá vamos, cantando e rindo,levados levados sim, pela voz do som tremendo da turbas clamor sem fim. Lá vamos que o sonho é lindo, torres e torres erguendo, rasgões clareiras abrind,densas névoas despedaçam, doira o céu de Portugal,Querer, querer e lá vamos, tronco em flor estende os ramos à mocidade que passa....creio que era mais ou menos isto....ainda voltaremos a isto?!!!! Nós e a Crise?ou a Politocracia Portuguesa? dariam dois temas interessantes para um guião cinematográfico e já agora com o Manuel de OLiveira como realizador, com o DEVIDO RESPEITO a este GRANDE SENHOR DO CINEMA.Fica a sugestão.