terça-feira, maio 12, 2009

Eleições para o Quê?

Enquanto aguardo ansiosamente pela "reportagem fotográfica" da Visita aos Açores - A Amiga Susana está a tratar dessa ocorrência com a sua proverbial competência - para depois descrever o que por lá se passou, vou aqui "enchendo o chouriço" e falando sobre a nossa politicazinha interna...

Já não existe pachorra para aturar os Partidos nesta morníssima Campanha para as Europeias...

Quem inventou alguns dos Slogans e Cartazes não vê "um boi" de MKT político, as entrevistas, sessões de propaganda e outras intervenções (pelo menos aquelas a que tenho tido acesso pelos jornais ou TV's) têm sido de uma pobreza confrangedora...

E querem saber uma coisa? Não sei se por ausência de "adversário" à altura, mas o certo é que o Paulo Rangel tem - na minha opinião - marcado pontos neste início de campanha. Está mais lúcido do que os outros, fala abertamente sobre os assuntos, tem "sound bites" que ficam na cabeça de quem o ouve... Estou, francamente, surpreendido.

O Professor Vital Moreira, ou está impedido por "quem de direito" de abrir o livro (bagagem não lhe deve faltar) ou então , o que duvido, não tem "estaleca" para aparecer em público e cativar audiências e massas votantes... Esteve melhor, muito melhor , quando fazia "a parte" de comentador político numa das TV's do que agora como candidato.

Desconheço ainda (depois desta ausência) quem é o candidato do PCP e do CDS\PP para as Europeias... Oh Diabo, porque é que será? Aparecem pouco nos Media provavelmente... E o do BE? Pois , só me lembro dele porque...é o irmão do Paulo Portas ...

Começamos, em minha opinião, muito mal o ciclo eleitoral. Só tenho visto e ouvido os senhores dos Partidos a discutirem detalhes da vida doméstica e não os problemas que afligem a Europa... E tem sido cada tiro no pé que só visto...Sobretudo do Partido do Governo.

É a Elisa Ferreira que , segundo ela própria diz, vai para Bruxelas só para ter "rede de segurança" viável depois de falhar a Câmara do Porto; é a Ana Gomes idem , idem, aspas, aspas (mas esta é mais esperta e tem estado calada). É o José Sócrates a falar primeiro do que o seu candidato no comício de apresentação do Manifesto Europeu (já falamos depois sobre isto) dando a última intervenção a Vital, mas com a "pequena consequência" que mais de metade da sala "bazou" depois do Secretário Geral ter falado... E o Vital ficou a falar para as moscas (não sei se as há de noite, mas se não fossem moscas eram pirilampos ou lá o que fosse de hábitos mais noctívagos)

Só mais uma coisa: Alguém viu o Manifesto Europeu do PS? Parece que foi apresentado numa destas noites ( a tal noite das moscas) pelo 1º Ministro José Sócrates (na sua encarnação de Secretário Geral) e pelo Candidato Vital Moreira... Mas só o vimos "abanado" nas mãos dos citados... Quanto ao resto, deu sumiço... Há até quem diga que...não está ainda totalmente escrito!!

É de esperar ainda piores dislates... Pobre País que não mandou ler a sina.

E se isto não melhora, no dia das eleições muitas secções de voto vão ficar como a da fotografia...

Um comentário:

Zé disse...

Também comungo da mesma opinião, os partidos já não conseguem mobilizar o Zé Pagode, mais ainda a contas com a crise, não está para os aturar.....é a falta de argumentos de credibilidade e lá bem no fundo essa consciência, basta recordar o insidente com o Vital Moreira na manifestação do 1º de Maio da CGTP e a troca de pirôpos entre os partidos "envolvidos" uns para se vitimizarem e outros....julgam que as pessoas são parôlas?Parece-me que para além dos ordenados e das alcavalas dos candidatos a Deputados europeus o Zé , nada o mobiliza ou interessa...que jeito lhe faziam, em tempos de crise...é mesmo uma modôrra tremenda e como os candidatos serão sempre eleitos quer se lá vá muito portuga votar ou não, vamos ,sem fazer futurologia, ter uma participação record nas próximas eleições, que serão uma imagem das que virão a seguir( autárquicas e legislativas, vaia ganhar a abstenção), vai muita lá pouca gente( só os candidatos e os indefectíveis. Com todo este Elan, tipo Lideranças, Expectativas, Envolvimento a participação na resolução dos problemas, garantias que os candidatos e partidos transmitem que esperar?....Mudanças Precisam-se....só queria ter uma probabilidade de acertar no Euro Milhões ou que o Benfica seria campeão, como teremos uma abstensão record.Teria uma grande probabilidade de ser rico e deixava de andar a viver na esperança á uns anos....Benfica a ganhar algo que se visse e a jogar à Benfica....
O contrário será mais que um milagre de Fátima, que creio que nem essa, a Srª de Fátima, está para aí virada, a Politiquice à Portuguesa.
É o país do Faz de Conta, cada vez mais virtual politicamente, na sua realidade nua e Crua.....Que posso em mudar com o meu voto? Diz a maioria do Portuga....por isso que lá vou fazer? Só querem o voto nas eleições, depois fazem o que querem e querem lá saber de mim?Dizem uma coisas e fazem outras, é farinha toda do mesmo saco, só coçam para dentro....TRETAS....e Conversa da Treta.Por estes andar teremos as eleiçoes Europeias mais concorridas de sempre....Só lá vão os candidatos. Que espra esta Gente?