sexta-feira, novembro 07, 2008

Forum sobre o Selo Personalizado

Agradecendo a todos os que desejaram as minhas melhoras (Amigo Peninha , obrigado!) aqui venho então dar testemunho do que se passou em Berna.

Vou distinguir neste texto o Resumo das apresentações (que foram 7!!) e farei depois noutro Post o meu comentário.

De uma forma geral o selo personalizado é comercializado pela maioria dos Operadores Postais Designados (esta a nova forma de dizer "correios tradicionais" na UPU) dos Países desenvolvidos. Contaram-se mais de 30 respostas afirmativas ao inquérito que a UPU realizou sobre o tema.

O nível de desenvolvimento deste produto varia muito em cada país, desde aqueles que apenas utilizam o selo personalizado para o segmento individual da população - celebrando amores, nascimentos, animais de estimação, etc... - até àqueles países que distinguem já dentro do selo personalizado vertentes diferentes como a do personalizado individual (aquele que primeiro se referiu) a do personalizado temático (que não é mais do que uma extensão do Plano anual de Emissões desse País) e do personalizado empresarial ( glosado em distintas opções como a do personalizado vocacionado para Recolha de Fundos para ONG's, vocacionado para acções de Publicidade, de Promoção e Relações Públicas de Empresas privadas, etc...).

A maioria dos Operadores Postais Designados apenas comercializa, por enquanto, o selo personalizado individual.

Outros, como a Espanha, a Croácia, Portugal, etc.. já têm as suas variantes de personalizado temático ou empresarial, para além dos individuais.

Na TNT (operador privado designado nos Países Baixos) e nos Correios austríacos está este Produto muito mais desenvolvido, tanto em variantes como na qualidade da respectiva apresentação.

Do ponto de vista da técnica de produção normalmente os operadores Postais designados começam pela impressão a laser e depois migram - consoante o êxito obtido - para a produção em off-set ou até em roto-gravura, o que permite uma qualidade gráfica indistinguível da dos selos do programa filatélico "oficial".

Qualquer Operador Designado enquadra legalmente este tipo de franquia. Existem em todos os países leis próprias que codificam o código de ética , a capacidade do produto para franquear objectos postais, a forma de apresentação , os Grafismos obrigatórios, etc...

Quanto ao sucesso de vendas deste produto: Desde a TNT que clama vender mais de 2 milhões de Euros com os seus programas de personalizado temático, passando pela Finlândia, país pioneiro que vende por ano 40 milhões de personalizados individuais, até ao Royal Mail que admitiu algum desconforto com o relativo insucesso do lançamento dos seus personalizados (a que chamam "smilers" no Reino Unido)...

Oferta Pública do Selo personalizado: os selos personalizados individuais são exclusivos do cliente que os comprou, assim como os selos personalizados empresariais. Apenas depois de circulados entram no dominío publico. Os selos personalizados temáticos são propostos aos Clientes e ao Público em geral como se fossem selos dos planos anuais "oficiais".

De notar que aquilo que chamamos em Portugal "corporate " é uma derivação de um selo do plano já existente, e não tem nada a ver com o que se designa internacionalmente por "personalizado empresarial". Este último não está ligado ao plano anual de emissões e é exclusivo do Cliente que o encomendou.

Reacção dos Filatelistas e das suas Associações (clubes, etc..): de boa a muito boa - de novo a experiência de Operadores Designados como a Espanha, Finlândia, Áustria e TNT na Holanda, países onde as associações Filatélicas são clientes do produto, emitindo um selo por ano com o seu emblema, até (de novo) ao Reino Unido onde a recepção dos filatelistas não foi boa...

Ideias a reter da reunião: o Selo Personalizado veio para ficar. Será uma alternativa para vender mais produto e temas mais apelativos para o público face aos Planos anuais filatélicos demasiado protegidos pela regulamentação e - de per si - também já muito cheios de selos e de emissões.

Será coleccionável (ou não) dependendo da vontade dos Filatelistas.

Aparecerá inevitavelmente em colecções a competir em circuitos FIP. Os jurados FIP têm já instruções - pelo que me foi dito particularmente - para os considerar e avaliar "como qualquer outro tipo de selo"...

E mais,o selo personalizado temático é normalmente apresentado aos detentores de Planos filatélicos (contas-correntes) junto dos Operadores Designados, como complemento do Plano Anual de Filatelia. E desses "coleccionadores com plano" há quem os compre e há quem não lhes ligue nenhuma... mas não nos disseram qual a taxa (ou taxas) de adesão em cada País onde isto já acontece-

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia

Muito interessante o tema.
Já agora não foi discutido no forum a forma como o selo personalizado é concretizado em cada país. Integral, chamo-lhe eu, como o nosso ( Espanha, Austria, Finlândia,...) ou sob a forma de vinheta com os Australianos um pouco à semelhança dos nossos Corporativos? É que pelas regras da FIP a vinheta é irrelevante.
CSilvério