sexta-feira, novembro 28, 2008

A doce brisa da nostalgia

Num dia de reencontros tive ocasião de visitar um local onde não ia , seguramente, há muitos, muitos anos: a minha infância.

Nas duas últimas semanas reatei a amizade e a convivência com duas amigas dos meus tempos de rapaz, a quem sempre me ligou muita amizade, mas que se encontravam de mim separadas pelo tempo e pelas circunstâncias, embora não tanto assim pelo espaço.

Foi pretexto a edição por uma delas de um livro:

O Grande Livro dos Chefs
Fatima Moura
Editora Quimera

Nesse livro tecem-se saborosas histórias sobre as vidas e o talento de 14 Chefs de cozinha, dos maiores que trabalham hoje em dia em Portugal. Obviamente que - estando o meu interesse centrado também nestes assuntos da gastronomia e da restauração - mais cedo ou mais tarde havíamos de nos encontrar... Só não sabia , quando a Fátima me telefonou, que era a mesma Fátima com quem eu tinha brincado há uns ...38 anos.

Por acaso a história até foi mais rebuscada, com o Quitério amigo a aconselhar a Fátima para falar com o "Raul lá dos correios, boa praça!" sobre a necessidade do chef do Pestana Valle-Flor encontrar um editor para um original seu.

Ao falar de mim à escritora despertou nela um interesse sobre se seria ou não o mesmo Raul de outros tempos.

Nesse reencontro teve papel preponderante outra grande amiga minha do mesmo tempo, a minha melhor amiga de infância, também ela algo separada do meu circuito de adulto, aqui mais fruto das escolhas que ambos fizémos, tanto do ponto de vista pessoal como profissional.

O tempo que hoje temos não será tanto como aquele que já tivémos - e sobre este assunto já ontem à noite se discorreu bastante - mas a doce brisa da nostalgia tem ainda uma influência preponderante sobre as nossas percepções e, de uma maneira ou de outra, estes reencontros não serão mais do que o abrir do pano para um novo espectáculo... Mesmo que os actores não tenham já nas pernas a vivacidade da juventude...

E, ao meio dos cinquenta, quem poderá dizer que não é bom encher mais uma vez os olhos de estrelas?

Nenhum comentário: