segunda-feira, novembro 24, 2008

As Cólicas Presidenciais e o BPN


O Presidente, Professor Doutor Cavaco Silva, não gostou de andar pretensamente nas bocas do mundo pela ligação ou ligações que teria (ou não teria) ao BPN de má memória.

Vai daí publicou no site da PR uma nota onde reafirma que nunca recebeu salários nem qualquer outro tipo de dinheiro do dito Banco, e nos dá conta que a sua única ligação com o BPN era como Cliente, sendo este um dos 4 bancos onde detinha as suas poupanças, "geridas localmente por especialistas dos mesmos bancos". Porquê estes 4 bancos e não outros? Nada temos a ver com isso, como é óbvio... Provavelmente terá sido por conselho de amigos...

É claro que ninguém em seu perfeito juízo suspeitaria que o PR tivesse andado a fazer pela vida em conúbios com o Dr. Oliveira e Costa, seu Secretário de Estado de antanho, nem será de bom tom ou sequer racional insinuar que qualquer 1º Ministro deve ser responsável pelos actos dos seus Ministros "ad aeturnum", desde que saiam dos seus Governos...

O problema não é esse!

O problema é que o Dr. Dias Loureiro enriqueceu à custa do BPN ou da Sociedade Lusa de Negócios, como afirmou diante das câmaras da RTP , andou socializando com o actualmente arguido Presidente do Banco em viagens algo estranhas pelas Caraíbas e Costa Rica, e está nomeado Conselheiro de Estado pelo PR Cavaco!

Não será ainda arguido , nem sequer culpado de nada, mas "à mulher de César não se exige apenas que seja honesta, mas também que o pareça"...

Ora Dias Loureiro não parece honesto. Pode sê-lo mas, peço desculpa, a mim não me parece que o seja.
Atentem na história de enriquecimento pessoal que nos contou na TV... Algo despudorada em momentos de crise onde há muitos portugueses a passar fome e sem emprego, nao acham? Eu achei.
Qual o mortal que , sendo pobre ou remediado enquanto estava no governo, depois de sair dele e no prazo de 2\3 anos, arrecada apenas a trabalhar mais de 1,3 milhões de contos (também confissão do Dr. Loureiro) ? Conhecem muitos? Eu não.
Alguém pode dar a receita deste enriquecimento subito e notório? E, coitado, sendo perfeitamente honesto e não um qualquer "Isaltino", não deixou de transferir para Portugal as suas muitas mais valias em Marrocos, pagando impostos sobre as mesmas. E como as obteve em primeiro lugar? Não temos nada com isso? Pois, mas não fomos nós que começámos essa conversa.

E se - depois desta história de milhões de contos - ainda se prova que mentiu sobre a entrevista que teve com António Marta, no Banco de Portugal? Não deveria ser arguido?

Por esse motivo eu esperava do Sr. PR algum distanciamento em relação ao seu Amigo de sempre. Mas não. Enfureceu-se por julgar que o implicavam numa trama com a qual obviamente nada tem a ver, excepto ... ter um Conselheiro de Estado, esse sim, nela envolvido...

É claro que estas coisas da Justiça têm os seus quês e porquês - veja-se a vergonha da Casa Pia .

Mas ainda sonho com o dia em que neste País se faça justiça sem ter medo de Partidos ou de compadrios...

Nenhum comentário: