quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Portugal 2 - Brasil 0



"Samba" ferrugento perde com o "Vira"


Num jogo de futebol que me pareceu mais remédio para as insónias (desculpem a franqueza) Portugal conseguiu derrotar nos últimos minutos um Brasil sorumbático e lento que apenas em alguns momentos mostrou um pouco do perfume do seu futebol de maravilha.


Diria o "outro", o saudoso que este jogo foi "muito brinca na areia" , "muito p'ra espantar o boi" e pouco emotivo.


Claro, era a feijões...


Mesmo assim ninguém gosta de perder. E se não fossem os feijões não havia a grande epopeia épica que é uma

Feijoada à Brasileira completa (12 Pessoas)
(Com os meus Agradecimentos a "Colher de Pau" )

400g de carne seca; 400g de costela de porco defumada; 1 pé de porco salgado; 2 rabinhos de porco salgado; 200g de orelha de porco salgada; 300g de lombo de porco salgado; 2 paios ; 250g de linguiça de porco grossa; 200g de língua de boi defumada; 100g de bacon; 1 1/2 quilo de feijão preto de boa qualidade; 6 folhas de louro; 400g de cebola bem picadinha; 200g de alho picado; 1 chávena de azeite ; 12 laranjas bahia; 12 doses de aguardente (para o caldinho).

Limpe bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gorduras e nervuras, limpando os pelos, e colocando-as de molho em água por 24 horas.
Troque a água três a quatro vezes durante este período.
Escolha e lave o feijão, e coloque de molho por pelo menos seis horas.

Após o molho, ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos, em fogo forte, jogando a água fora, a fim de retirar o excesso de gordura.
Ferva o pé e os rabinhos separadamente, colocando o limão, cortado em quatro, na água da fervura.

Coloque o feijão para cozinhar, junto com as folhas de louro e duas laranjas, com casca, cortadas em metades. Quando começar a ferver, vá acrescentando as carnes na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha.
Meia hora depois coloque a língua, os rabinhos e a costela, e após meia hora, coloque o lombo, a linguiça, o paio e o bacon, cuidando para tirar e jogar fora, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície.
Vá acrescentando água quente sempre que necessário, tendo o cuidado de manter as carnes sempre cobertas pelo caldo.

Quando os grãos estiverem macios, retire as metades das laranjas. Doure bem a cebola e o alho em uma chávena de azeite previamente aquecido em uma frigideira e coloque na panela do cozimento.

Após duas horas comece a testar o grau de cozimento das carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto.
Prove o sal e torne a escumar para tirar qualquer excesso de gordura.
Retire duas conchas cheias de grãos e amasse com o garfo até obter uma pasta. Misture com a feijoada e abaixe o fogo.

Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando para a panela com o feijão e cozinhando por mais 10 a 15 minutos em fogo brando.

Descasque as laranjas restantes, retirando todas as peles e sementes e corte em pedaços não muito grandes e coloque na geladeira até o momento de servir. Prepare um arroz branco, e a couve e a farofa.
Faça um caldinho usando 12 doses de aguardente e 6 conchas do caldo coado da feijoada, meio ralo.

Sirva todas as carnes cortadas em pedaços regulares numa travessa grande e o feijão numa terrina funda, com tampa.
Os demais acompanhamentos são distribuídos por travessas e o caldinho deve ser servido como aperitivo, uma meia hora antes da feijoada ir à mesa.
E para acompanhar (e atenuar a Cerveja):
CAIPIRINHA(2 doses) :

3 doses de aguardente1 limão3 colheres de sopa de caldo coado de limão2 colheres de sopa de água1 colher de sopa não muito cheia de mel ou a mesma quantidade de açúcar2 colheres de sopa de gelo picado
Corte o limão em quatro gomos e coloque dois em cada copo. Reparta a aguardente, o caldo de limão, o mel ou açucar e a água, em partes iguais, em cada copo. Amasse bem os gomos de limão com o auxílio de um pequeno soquete. Complete com o gelo, mexa bem e sirva.
"Os sertanejos da Bahia têm uma medida, que não falha, para calcular a quantidade de feijão em relação ao número de pessoas convidadas. Juntam-se as duas mãos em cuia e enchem-se de grãos. Para cada pessoa, essa quantidade. E como somos muito hospitaleiros, sempre se bota uma ração a mais na panela…."
(Extraído de CASCUDO, Luís da Câmara.
Dicionário do folclore brasileiro, 1954)

FEIJOADA COMPLETA por Mestre Chico Buarque:

Mulher, você vai gostar. Tô levando uns amigos pra conversar. Eles vão com uma fome que nem me contem. Eles vão com uma sede de anteontem. Salta cerveja estupidamente gelada prum batalhão...E vamos botar água no feijão.

Mulher, não vá se afobar. Não tem que pôr a mesa, nem dar lugar. Põe os pratos no chão e o chão tá posto. E prepare as linguiças pro tira-gosto! Uca, açúcar, cumbuca de gelo e limão.
E vamos botar água no feijão!
Mulher, você vai fritar Um montão de torresmo, pra acompanharArroz branco, farofa e a malagueta. A laranja bahia, ou da seleta. Joga o paio, carne-seca, toucinho no caldeirão
E vamos botar água no feijão



Nenhum comentário: