quarta-feira, dezembro 20, 2006

Bye Bye Barbera!!



Têm morrido os Gigantes da Animação clássica, desde o enorme Tex Avery, morto em 1980, criador do "Droopy" e do famoso "Bugs Bunny" entre muitas outras impagáveis recordações da nossa juventude (falo de quem anda pelos "entas"...) depois Chuck Jones (Warner Brothers) imortal desenhador do Willy Coyote & Road Runner que nos deixou em 2002.

Chegou ontem a vez de Joseph Barbera, a parte criativa da dupla Hannah-Barbera, responsável pelos Flintstones, Jetsons, Tom&Jerry, etc, etc...

Faço aqui uma reflexão para questionar se neste mundo de animação computorizada "à la Pixar et autres.." ainda existe espaço para as grandes equipas dos desenhadores clássicos que levavam, nos bons velhos tempos da "Fábrica de Sonhos" dos manos Disney, do Bambi e da Bela Adormecida, um ano para fazer uma Filme de cerca de 80 minutos?

O fenómeno de aceitação, por parte dos adolescentes de todo o mundo, do desenho animado de origem japonesa, com base na "Manga" , foi tremendo - Dragon Ball diz-lhes alguma coisa? - e a partir desse momento em que os Grandes Investidores verificaram que se podia fazer um filme de animação com muito menos meios humanos (em qualidade e quantidade) embora se tivesse de recorrer à animação computorizada, o antigo "métier" do desenhador de prancha, que nos encheu de fantasia há 40 anos atrás, estaria condenado.

Quem não se reformou ou foi pela vida compulsivamente reformado (caso dos que evoco atrás) ter-se - á convertido em Art-Director de alguma Empresa, ou em autor de Banda desenhada ou de capas de Livros de Fantasia ou SCF.

E é pena... Penso eu.

Nenhum comentário: